QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO AREADO ALTO FRANCISCO, ESTADO DE MINAS GERAIS EM ÁREA DE OCORRÊNCIA DE TUFITO E DIFERENTES TIPOS SOLOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196807Abstract
Este estudo foi realizado na bacia hidrográfica do Ribeirão Areado (440,90km2), no Alto Francisco no Estado de Minas Gerais. O objetivo do estudo foi avaliar qualidade das águas superficiais da bacia do Ribeirão Areado sob influência direta e indireta de tufos vulcânicos. Amostras de água foram coletadas para determinar a suas qualidades químicas, sendo quinze pontos distribuídos em rios, córregos, represas e nascentes, nos períodos seco e chuvoso. Os resultados apontaram que a composição química da água apresentou-se comportamento diferenciado nos dois períodos de coleta. Houve uma tendência de maior concentração de elementos químico no período seco do ano, notadamente para os elementos Co, Pb, B, V, Cu, Ni, Cr, Cd, Ca, P, Ti, Mg e Mn. Para os elementos Zn, Fe, K, Al e Na a maior média foi apresentada para o período chuvoso. A concentração dos elementos químicos na água Zn, Pb, Cu, Ni, Cr, Fe, P, Mn e Al, foram considerado acima dos valores considerados normais pela legislação brasileira CONAMA, inclusive não se enquadrando nos padrões de potabilidade destacando-se com valores acima os elementos Cd, Cr, Pb, Fe, Al e Mn no período chuvoso e os elementos Pb, Fe e Al no período seco.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.