A RELAÇÃO ENTRE CIDADES-IRMÃS NA FAIXA DE FRONTEIRA: O CASO DE CÁCERES - MATO GROSSO/BRASIL E SAN MATÍAS - BOLÍVIA
Keywords:
Fronteira Nacional, Cáceres, San Matías, Interações transfronteiriças.Abstract
A presente pesquisa tem por objetivo analisar, à luz dos conceitos de região funcional e polarizada, as interações transfronteiriças entre as cidades de Cáceres - polo regional do Estado de Mato Grosso - e San Matías, na Bolívia, e como ocorrem as atuais ações governamentais no que se refere à segurança nacional e fitossanitária, à questão econômica e aos relacionamentos de aproximação, troca e de permeabilidade, que possibilitam a interação destes povos. Os procedimentos metodológicos utilizados partiram de revisões bibliográficas sobre as leis, projetos e programas bolivianos e brasileiros específicos visando o desenvolvimento da Faixa de Fronteira; sobre a discussão acadêmica a respeito da denominação e classificação de "cidades-gêmeas" e suas derivações; e também sobre a criação do Comitê de Integração Bilateral Cáceres/San Matías, que passaram a ser cidades-irmãs. Empiricamente, discutiu-se sobre as relações comerciais e de educação sanitária entre cacerenses e san-matianos, além de aplicar questionário semi-estruturado com o representante governamental de San Matías. A pesquisa mostrou que após a assinatura do Acordo de Integração tem havido mais ações conjuntas no combate ao tráfico de drogas, roubo de veículos e nas atividades zoofitossanatárias. Destaca-se ainda a maior integração cultural e os atendimentos a bolivianos nos hospitais de Cáceres.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.