CONTRADIÇÕES E DESAFIOS PARA A PROTEÇÃO DE MANANCIAIS HÍDRICOS EM MINAS GERAIS - OS CASOS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO ESPECIAL DE VARGEM DAS FLORES E SERRA AZUL - REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG176007Keywords:
Gestão de Recursos Hídricos, Abastecimento de Água, Planejamento Territorial.Abstract
Por meio de investigação dos processos históricos de implantação das áreas de Proteção Especial (APEs) do manancial do Serra Azul e do manancial Vargem das Flores, situados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o presente estudo discute as contradições e paradoxos conceituais, legais e operacionais desta categoria de áreas de proteção ambiental em Minas Gerais. O trabalho busca enfatizar a complexidade que estes desafios tem gerado para a efetividade das APEs na proteção de mananciais de abastecimento público de água. A metodologia utiliza de uma análise multitemporal do uso do solo nas duas bacias hidrográficas estudadas, além de fundamentação por revisão legal e normativa relacionada à proteção de mananciais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.