ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E A AGRICULTURA NO BRASIL: UM ESPAÇO EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175914Keywords:
Estado, Políticas Públicas de desenvolvimento rural, PRONAF, PAA, PEMH.Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar o papel do Estado no direcionamento das políticas públicas de desenvolvimento rural. Para isso, o recorte temporal está circunscrito a década de 1930, perpassando a fase de modernização da agricultura, com auge na década de 1960 a 1980, até a década de 1990, momento no qual a agricultura passa a ter um maior respaldo diante das esferas governamentais e, principalmente, no tocante ao desenvolvimento do país. Neste novo contexto das políticas públicas, destacamos o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas - PEMH, políticas estas que passaram a incorporar a perspectiva territorial em detrimento da abordagem setorial. Por fim, acredita-se que a essencialidade do tema relaciona-se amplamente com a importância assumida pela agricultura familiar nas últimas décadas do século XX. Todavia, mesmo diante das mudanças ocorridas, verifica-se a permanência de uma política de privilegiamento das estruturas agrárias já consolidadas, mantendo à margem os pequenos produtores rurais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.