CAMINHOS DA BIOGEOGRAFIA

Authors

  • Pedro Murara Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175813

Keywords:

Epistemologia, Ensino, Geografia Física

Abstract

A Biogeografia, enquanto ramo da Ciência Geográfica, estuda a distribuição das espécies animais e vegetais, o que lhe confere como características uma visão sob o foco ambiental na Geografia. No entanto, seu aporte teórico-metodológico ainda permanece baseado nas concepções biológica de análise e desta forma, pouco explora as relações entre a natureza e a sociedade. Este artigo reporta a favor de avanços teóricos na concepção da Biogeografia a luz da história e trajetória na Ciência. Por trata-se de um estudo de cunho teórico-investigativo adotou-se como materiais fontes bibliográfica. Enquanto professores e pesquisadores cabe-nos refletir sobre o atual avanço nas concepções e pesquisas da Biogeografia, identificando novas variáveis que possam ser incorporadas nos estudos biogeográficos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Murara, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor Assistente do Curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. Atua nas disciplinas de Biogeografia, Climatologia, Hidrogeografia e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Pesquisador do Grupo de Estudos de Desastres Socionaturais (GEDN) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Região, Urbanização e Desenvolvimento (NERUD). Doutorando em Geografia (UFSC). Mestre em Geografia (UFSC). Bacharel em Geografia (UNESP/campus Presidente Prudente/SP). Licenciado em Geografia (UNESP/campus Presidente Prudente/SP). Suas pesquisa estão direcionadas para áreas da Biogeografia, Climatologia, Desastres Socionaturais e Problemática Ambiental Urbana.

 

Published

2016-06-27

How to Cite

MURARA, P. CAMINHOS DA BIOGEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 58, p. 176–188, 2016. DOI: 10.14393/RCG175813. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31513. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos