PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG176001Keywords:
Cerrado, Conservação, Educação AmbientalAbstract
O objetivo do presente estudo foi realizar um diagnóstico da comunidade do entorno do Parque Municipal do Bacaba, estabelecendo uma relação de proximidade com a população e buscando uma pré-compreensão de sua visão sobre o Parque e a Universidade do Estado de Mato Grosso. Foram aplicados questionários em 120 domicílios, representando uma população de 521 pessoas que vivem no entorno do Parque. Foi evidenciada baixa escolaridade, 27% cursaram o ensino fundamental e 39% não responderam. Entre os moradores, somente 42% visitaram o Parque ao menos uma vez. Entretanto, 55% consideram o Parque bem preservado, sendo provável uma consideração restrita à vegetação do entorno do Parque. Os moradores não sabem como contribuir com a preservação, além de não jogar lixo e não desmatar. A maioria (81%) demonstrou afetividade com o Parque e está ciente da importância do Parque para a qualidade de sua vida, mas desconhece a relação do Parque com a preservação e conservação da qualidade e quantidade da água do Córrego Bacaba. De forma geral, os moradores demonstraram envolvimento e pré-disposição positiva para ações de preservação do Parque, que são elementos essenciais para garantir o sucesso de futuras iniciativas ou ações educativas de ampla participação
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.