INVENTÁRIO E QUANTIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DA SERRA DOS TAPUIAS, RIACHÃO DAS NEVES (BA)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175803Palabras clave:
Geopatrimônio, Geodiversidade, Ciências da TerraResumen
O crescimento de estudos relacionados à Geodiversidade e Patrimônio Geológico vem sendo amplamente discutidos e divulgados no âmbito das Ciências da Terra, nas últimas três décadas. Desenvolveu-se neste estudo a inventariação e avaliação do patrimônio geológico na Serra dos Tapuias, Riachão das Neves, oeste do estado da Bahia, que teve por finalidade iniciar pesquisas com esta temática na região, ainda pouco explorada e divulgada no cenário nacional, servindo como ferramenta para uma preservação ambiental sistêmica. Realizou-se levantamento bibliográfico sobre temas abordados e das características fisiográficas da área, seguido de trabalhos de campo para a descrição da paisagem orientada por fichas de caracterização, a partir daí foram inventariados, avaliados e quantificados cinco geossítios (dois isolados, dois área e um panorâmico), atestando a geodiversidade local. O cálculo dos valores de potencialidade e vulnerabilidade apresentou grande amplitude, as potencialidades educativas variaram de 1,94 a 3,13. A vulnerabilidade variou de 1,40 a 3,15. Isso indica que, os geossítios da Serra dos Tapuias devem ser explorados como um conjunto, pois unidos remetem a todos os temas da geologia e geomorfologia regional. Portanto, a Serra dos Tapuias pode ser considerada uma área síntese e passível de ações que divulguem conceitos relativos às Ciências da Terra.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.