DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-BRASIL NO PERÍODO DE 2001-2010
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165327775Keywords:
Índice de Moran, Sistema de Informações Geográficas, Epidemiologia,Abstract
O objetivo foi analisar a distribuição espacial dos acidentes por animais peçonhentos no estado do Rio Grande do Norte, buscando identificar o padrão dessa distribuição através de uma análise geoestatística. Foram analisados os 22.242 registros de casos ocorridos nos 167 municípios do estado no período de 2001 a 2010. Calculou-se a taxa média de incidência nos dez anos e analisou-se a distribuição espacial, a intensidade e a significância dos aglomerados através do índice de Moran Global, MoranMap, LisaMap e o Diagrama de espalhamento de Moran. A taxa média de incidência foi de 35,34 casos/ 100.000 habitantes. O índice de Moran Global (I) encontrado foi de 0,408088 (p=0,01), mostrando que os valores estão autocorrelacionados no espaço. Os resultados do MoranMap e do LisaMap mostraram que houve formação de clusters com p-values (p) que os fazem ser significativos nas regiões Leste e Central do estado; já os aglomerados significativos de baixa incidência localizaram-se nas regiões Sul, Noroeste e Oeste. Conclui-se que no estado do Rio Grande do Norte, o padrão de distribuição espacial dos acidentes por animais peçonhentos ocorre em clusters, indicando serem estas áreas as prioritárias nas ações de vigilância em saúde e estruturação de serviços para o atendimento aos acidentados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Isabelle Ribeiro Barbosa, Wilton Rodrigues de Medeiros, Íris do Céu Clara Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.