O ESTADO DA NORMALIDADE E O ESTADO DA EXCEÇÃO: BREVE ANÁLISE CONCEITUAL DAS CATEGORIAS DE "VULNERABILIDADE", "RISCO" E "RESILIÊNCIA"
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155224840Keywords:
Conceitos, Análise geográfica, Vulnerabilidade, Políticas públicasAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar o estado da arte referente às categorias de "vulnerabilidade", "risco" e "resiliência" a partir de um enfoque geográfico. Mesmo com um corpo teórico ainda em desenvolvimento, a reflexão sobre esses termos é fundamental para incrementar o debate acadêmico e tornar mais precisa e viável a operacionalização desses conceitos. Atualmente, em razão da maior visibilidade dos problemas ambientais e de suas consequências, os conceitos de "vulnerabilidade", "risco" e "resiliência" estão sendo aplicados sem a devida compreensão a respeito de sua respectiva complexidade teórica, afetando negativamente as ações de planejamento, que devem estar pautadas em pesquisas científicas que contribuam para a solução de problemas sociais e ambientais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Camila Cunico, Chisato Oka-Fiori
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.