SIGNIFICAÇÕES URBANAS E MERCADO IMOBILIÁRIOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO DE LOTEAMENTOS FECHADOS EM CIDADES MÉDIAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144723564Keywords:
Produção do Espaço, Loteamentos Fechados, Significações Urbanas, Fragmentação SocioespacialAbstract
Considerando as múltiplas determinações que perpassam a produção do espaço urbano, o objetivo central deste artigo é ressaltar as imbricações entre as dimensões materiais e subjetivas na produção do espaço nas cidades médias, com ênfase nos loteamentos fechados, identificando quais os discursos elaborados para sua valorização e os diferentes significados que esses espaços podem suscitar. O artigo é dividido em duas partes: na primeira é realizada uma reflexão teórica acerca do papel das subjetividades na produção de valorizações e diferenciações espaciais e na segunda apresentamos um exemplo de como os aspectos simbólicos são vendidos junto com os materiais nos loteamentos fechados da empresa Teixeira Holzmann. Pudemos constatar que a ação dos empreendedores imobiliários, principalmente aqueles ligados aos grupos de alto poder aquisitivo, tem papel fundamental na reestruturação dos espaços urbanos, ao alterarem a lógica de produção/apropriação dos espaços, contribuindo para o processo de fragmentação - material e simbólica - das cidades.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Maria Angélica Magrini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.