UM NOVO OLHAR NA GEOGRAFIA PARA OS CONCEITOS E APLICAÇÕES DE GEOSSISTEMAS, SISTEMAS ANTRÓPICOS E SISTEMAS AMBIENTAIS

Autores/as

  • Raul Reis Amorim Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134116613

Palabras clave:

Geossistemas, Sistemas Antrópicos, Sistemas Ambientais, Epistemologia da Geografia

Resumen

O objetivo deste trabalho é propor uma discussão referente à aplicação da Teoria Geral dos Sistemas na definição dos conceitos de Geossistemas, Sistemas Antrópicos e Sistemas Ambientais, categorias de análise para a definição do objeto de estudo da Geografia em uma perspectiva sistêmica e holística: a organização espacial. Busca-se com este texto mostrar que o estudo integrado dos fenômenos físico-naturais e as diversas configurações socioespaciais é uma busca incessante da ciência geográfica desde sua sistematização, e que no contexto contemporâneo, com a fundamentação epistemológica fomentada com o desenvolvimento da teoria da complexidade e o retorno da Geografia ao estudo da totalidade, superasse o paradigma fragmentário proposto pela Geografia Tradicional. Propõe-se a partir dessas reflexões, provar que a adoção dos conceitos de Geossistemas e Sistemas Antrópicos e a análise dos seus fluxos de matéria, energia e informação, configuram a organização espacial, aqui chamado de Sistemas Ambientais

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raul Reis Amorim, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto (Universidade Federal Fluminense - UFF) Chefe do Departamento de Geografia (GRC) Doutor em Geografia (UNICAMP) Mestre em Geografia (UNICAMP) Licenciado em Geografia (UESC)

Publicado

2012-03-15

Cómo citar

AMORIM, R. R. UM NOVO OLHAR NA GEOGRAFIA PARA OS CONCEITOS E APLICAÇÕES DE GEOSSISTEMAS, SISTEMAS ANTRÓPICOS E SISTEMAS AMBIENTAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 41, p. 80–101, 2012. DOI: 10.14393/RCG134116613. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16613. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos