UM OLHAR A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE DINÂMICAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134416531Keywords:
Geografia, Dinâmicas, Relação ensino/aprendizagemAbstract
Esse artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de sala de aula que podem ser usadas no ensino da Geografia. O trabalho foi elaborado com base em referencial teórico sobre a temática abordada; relatos de experiências vivenciadas pela autora na Disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino em Geografia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana-MS; observações sistematizadas durante a supervisão de estágios nas escolas públicas estaduais da referida cidade; e, diálogos informais com professores do Ensino Fundamental e Médio vinculados a rede pública e particular de ensino. O uso de dinâmicas em sala de aula, enquanto ferramenta para auxiliar no ensino da Geografia Escolar, contribui de forma significativa para melhorar a relação ensino/aprendizagem. Todavia, o uso de dinâmicas exige que o professor seja criativo na perspectiva de buscar outras e/ou novas possibilidades de contribuir efetivamente para a construção do saber geográfico. As atividades lúdicas realizadas pelos estagiários e/ou professores são consideradas como um instrumento capaz de facilitar a relação ensino/aprendizagem dos conteúdos da Geografia. Assim, defendemos a ideia que a partir do momento em que o estudante consegue se inserir enquanto sujeito participante do processo de ensino/aprendizagem, especialmente através de atividades lúdicas, tende a ter mais interesse pela disciplina e, consequentemente mais facilidade na aquisição do conhecimento.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Edimilson Gomes da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.