O PERÍODO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS NOTAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123916528Keywords:
Geografia, Ensino, Período Técnico-científico-informacional.Abstract
Objetiva-se discutir o ensino de Geografia nesse período técnico-científico-informacional, levando em consideração as novas conjunturas que se apresentam no espaço-tempo atual e apontando alguns desafios e perspectivas necessários para se ensinar Geografia na sociedade vigente. Para tanto, fez-se uma análise, dentre outros, de Santos (1999; 2004; 2009), Haidt (2001), Freire (2000), Soares (2006), Oliveira (2003), Callai (2001) e de Libâneo (2006), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998a; 1998b), aportes teórico-metodológicos essenciais na relação aqui discutida. O período técnico-científico-informacional traz diversas mudanças que afetam o ensino de geografia, em que o professor precisa tomar para si alguns desafios e perspectivas, pertinentes ao seu arcabouço teórico-metodológico, sua formação e docência, atentando-se para a realidade vigente e de outrora. Assim, é de fundamental importância se pensar o ensino de Geografia nesse contexto de rápidas e intensas transformações da estrutura socioespacial, levando-se em conta as possibilidades que o meio oferece para lidar melhor com o processo de ensino/aprendizagem nesse contexto.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 José Erimar dos Santos, Valmaria Lemos da Costa Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.