PERCEPÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES DA ETNIA APURINÃ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134116433Keywords:
percepção do meio ambiente, desenhos, geografia cultural, comunidade indígena.Abstract
Este estudo visa entender a percepção ambiental dos indivíduos da etnia Apurinã (região de Lábrea - Amazonas) em relação ao seu território por meio das representações (mapas mentais - desenhos). O estudo foi fundamentado na abordagem da geografia cultural. Coletou-se doze representações, a maioria de adultos (apenas dois desenhos foram de crianças). Quanto aos elementos naturais, os mais representados foram as árvores e a fauna, relacionados principalmente com a questão sócio-econômica; e quanto ao território, a representação de construções (principalmente casas) se destacou. Já nos elementos imateriais surgiram símbolos religiosos e seres míticos. O território vivido Apurinã expressou um relacionamento intrínseco com os recursos naturais expressado através dos desenhos representados. Desta forma, esta análise contribuiu para o entendimento do território, aparecendo elementos tanto naturais como sócio-culturais, inclusive alguns anseios e simbologias, importantes para esta comunidade. Palavras chave: percepção do meio ambiente, desenhos, geografia cultural, comunidade indígena.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Luciene Cristina Risso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.