ESTIMATIVA E ESPACIALIZAÇÃO DA TEMPERATURA DOS MESES MAIS QUENTE E FRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113616123Keywords:
estimativa, espacialização, modelagem matemática, temperatura, Rio Grande do SulAbstract
A temperatura do ar pode ser estimada através de fatores geográficos e, por conseguinte, espacializada, utilizando-se técnicas de Modelagem Matemática e Sistemas de Informações Geográficas (SIG). O objetivo deste trabalho foi realizar a estimativa e espacialização da temperatura em suas diversas modalidades (média, média da mínima e média da máxima) do mês mais frio (julho) e do mês mais quente (janeiro) para o Estado do Rio Grande do Sul a partir da latitude, longitude e altitude. A estimativa foi realizada, adotando-se dados de 39 estações meteorológicas, das quais foram geradas equações de regressão múltipla espacial para cada modalidade de temperatura. Os resultados foram aplicados sobre a imagem digital de altitude, latitude e longitude. As análises apontaram que as variáveis preditoras (altitude, latitude e longitude) estão correlacionadas com a temperatura e a validação foi permitida para todos os modelos de regressão múltipla utilizados. No Rio Grande do Sul, os fatores altitude e longitude são os mais importantes para a estimativa da temperatura do ar em todas as suas modalidades.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Grasiela Cristina Both, Claus Haetinger, André Jasper, Vianei Luís Diedrich, Everaldo Rigelo Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.