ANÁLISE CLIMÁTICA DE VIÇOSA ASSOCIADA À OCORRÊNCIA DE EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS EXTREMOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113616113Keywords:
Dinâmica Climática, Uso e Ocupação do Solo, Viçosa, Eventos Pluviométricos Extremos, Minas GeraisAbstract
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os eventos pluviométricos extremos registrados na cidade de Viçosa-MG, assim como suas causas e conseqüências e associá-las ao processo de uso e ocupação do solo. Através de pesquisas em jornais da cidade, entrevistas com moradores mais antigos e a análise dos dados pluviométricos, foram selecionados três episódios, tidos como os mais significativos: fevereiro de 1948, janeiro de 1986 e os meses de janeiro e fevereiro de 2004. Os resultados evidenciaram a estreita correlação entre o mau uso e ocupação do solo e catástrofes urbanas como enchentes e deslizamentos, que ocasionam sérios prejuízos à população. De posse dos dados apresentados podemos concluir que os prejuízos humanos e materiais frutos de eventos pluviométricos extremos, tendem a se agravar á medida que o processo de urbanização se intensifica, não só na cidade de Viçosa, mas em todo espaço urbano.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Miriam da Silva Batista, Rafael de Avila Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.