GEOTECNOLOGIA COMO SUPORTE PARA GERÊNCIA DE PSFs: UM ESTUDO DE CASO PARA O MUNICÍPIO DE VIÇOSA - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113416083Keywords:
Geotecnologia, Programa de saúde da família, Análise espacialAbstract
Neste artigo abordou-se a aplicação da geotecnologia na área de saúde pública, a partir da elaboração de um banco de dados sobre as ocorrências de diarréias, dengue, diabetes e hipertensão, no município de Viçosa - MG. Os dados foram coletados nos postos de saúde da família (PSFs), no posto de combate a dengues e no setor de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde, e são referentes ao ano de 2007, com exceção para as ocorrências de diarréia que constam também os dados do ano de 2006. A geotecnologia, a partir do uso de equipamento GPS e de um sistema de informação geográfica (SIG), forneceu um suporte valioso para a análise e a compreensão do comportamento espacial das doenças analisadas. Este entendimento permitiu verificar os locais mais carentes de assistência de saúde preventiva. A geração de mapas auxiliará os agentes de saúde na localização das áreas de ocorrência dos eventos, otimizando o trabalho preventivo de saúde no município.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 Taciano Oliveira da Silva, Joaquim Moreira da Silva Júnior, Daniel de Freitas Rodrigues, Márcio Neri Santana
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.