IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADES AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO RIO GUARABIRA-PB
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113415954Keywords:
Recursos hídricos, degradação ambiental, ecossistema fluvialAbstract
O objetivo dessa pesquisa foi identificar vulnerabilidades ambientais ao longo da microbacia do Rio Guarabira/PB e sugerir medidas que possam minimizar tais problemas. A pesquisa foi iniciada com a seleção do material bibliográfico e cartográfico. Posteriormente toda a área de estudo foi visitada demarcando-se os principais canais fluviais. Os resultados indicaram que a microbacia do Rio Guarabira encontra-se degradada em todo seu percurso, principalmente no médio curso, pois a intensa ocupação e uso inadequado de suas margens modificaram a qualidade de suas águas comprometendo todo o ecossistema local e relegando sua importância a um simples canal aberto, dispersor de efluentes indesejados. Sugere-se que sejam tomadas as devidas providências pelos órgãos governamentais locais no processo de recuperação dessa microbacia, com ações também voltadas para a conscientização ambiental.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 Luciene Vieira de Arruda, Fábio Henrique Tavares de Oliveira, Joaquim Patrócollo Andrade da Silveira, Elaine Cristina Teixeira Pedrosa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.