MÉTODO DE AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA FORMAÇÃO DE SOLOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82415720Keywords:
pedogênese, solos tropicais, fatores de formaçãoAbstract
O entendimento dos fatores e processos de formação do solo, bem como, a interpretação dos atributos resultantes da sua gênese reveste-se, muitas vezes, em tarefa árdua tanto para o professor quanto ao aluno. MARSHALL & HASEMAN (1942), sugeriram um método que se baseia na determinação quantitativa de cada camada do perfil do solo, utilizando um mineral resistente e imóvel, devendo este estar presente na fração grosseira do solo (SUDOM & ARNOUD, 1971). Assim, a referida metodologia permite a mensuração do desenvolvimento dos solos, podendo ser utilizada como ferramenta no ensino da gênese dos solos tropicais. Para tal, foram selecionados dois perfis de solo, sendo os mesmos desenvolvidos de diferentes materiais de origem. Os solos selecionados pertencem as seguintes classes: Argissolo Amarelo (desenvolvido do Grupo Barreiras nos tabuleiros costeiros) e Latossolo Vermelho (originado do produto de alteração de Charnoquitos e Enderbitos pertencentes à Unidade Monte Verde, datando do Pré-Cambriano). Os resultados demonstraram que nos solos de tabuleiro, as transformações que ocasionam a formação de argilominerais são ínfimas e, a sílica, proveniente do intemperismo dos mesmos sofre perdas laterais no perfil, enquanto que no Latossolo Vermelho distrófico, o acréscimo no peso atual da fração argila foi 45 vezes maior que no Argissolo Amarelo, sendo atribuído a intemperização dos minerais primários e formação das argilas. Portanto trata-se de um sistema mais aberto, sujeito a perdas de bases e sílica pelas águas de drenagem, favorecendo a formação de minerais secundários.Downloads
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Copyright (c) 2007 Ana Maria Souza dos Santos Moreau, João Carlos Ker
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