AS ALTERNATIVAS PARA O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CURITIBA - PR, E SUA CONTRIBUIÇÃO COM A MELHORIA DA QUALIDADE

Authors

  • Nilza Aparecida da Silva Oliveira Mestre em Geografia pela UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92715708

Keywords:

resíduos sólidos, meio ambiente, urbanização e consumo,

Abstract

O referido artigo trata exclusivamente dos problemas relacionados à questão dos resíduos sólidos, em termos de Brasil, mas enfocando a situação de como acontece o gerenciamento desses resíduos em Curitiba Paraná, bem como destacando as alternativas encontradas pelo poder público para amenizar a questão. O objetivo principal do trabalho, consiste em mostrar que apesar de todas as dificuldades encontradas nas grandes cidades, relacionadas a esta questão, ainda é possível amenizar a situação, bastando para isso que o Poder Público e a população despertem uma consciência crítica e determine medidas que possam amenizar esta realidade. O trabalho foi realizado a partir de pesquisas de cunho teórico, tendo como base os órgãos públicos de Curitiba e do Brasil, como: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Compromisso empresarial para a Reciclagem e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Acredita-se que a partir do momento que cada instituição partilhar as experiências que deram certo, muitas coisas boas poderão ocorrer para a melhoria de vida das pessoas do meio onde vivemos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nilza Aparecida da Silva Oliveira, Mestre em Geografia pela UFPR

Professora do magistério a 21 anos em escola pública no estado do Paraná, na disciplina de Geografia. A graduação e especialização foram realizadas na Univerdidade Paanaense em Umuarama-pr e o Mestrado foi realizado pela Univesidade Federal do Paraná em Curitiba-pr.

Published

2008-09-22

How to Cite

OLIVEIRA, N. A. da S. AS ALTERNATIVAS PARA O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CURITIBA - PR, E SUA CONTRIBUIÇÃO COM A MELHORIA DA QUALIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 27, p. 116–127, 2008. DOI: 10.14393/RCG92715708. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15708. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos