EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS NOTAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82415622Keywords:
Ensino de Geografia, Educação Especial, Inclusão, Material Didático, Formação de Professores.Abstract
A formação do Professor de Geografia e também as outras Licenciaturas, necessita de um maior conhecimento sobre a questão da Educação Especial/Inclusiva para que sua atuação na escola seja também com objetivos de inclusão. Na escola encontram-se crianças com sérios problemas de aprendizagem, mas nem todos os problemas têm haver com algum tipo de deficiência. Alguns problemas são físicos, outros são emocionais. Ao mesmo tempo, encontramos crianças muito agitadas e dispersas. Algumas são crianças hiperativas. E estas não são atingidas pela aula convencional. A criança hiperativa tem dificuldade em permanecer sentada por muito tempo e assim abandona sua carteira por qualquer motivo; está sempre com os pés ou as mãos em movimento evidenciando uma constante sensação de inquietação; corre ou escala coisas em demasia; tem dificuldade de brincar ou de envolver-se silenciosamente; freqüentemente está muito agitada e em geral fala sem pausas. Este tipo de dificuldade pode levar à falta de atenção. A surdez é outro desafio, assim como a cegueira ou a baixa visão. Coloca-se então, a necessidade da construção de recursos materiais para auxiliar o professor. Pois, seja a sala de aula, especial ou não, sua função social e política deve ser a de inclusão, com qualidade de convívio, e um espaço onde todos aprendem. Esta sala precisa atingir cada um dos alunos na sua individualidade e a cada um no seu conjunto como classe escolar. Começar a pesquisar sobre a produção de recursos didáticos é importante para formação docente na perspectiva inclusiva, porque busca apoiar e estimular o licenciando a tomar iniciativas que inovem e valorizem sua prática de Ensino. Isto torna a aprendizagem dos conteúdos geográficos mais dinâmicos e motivadores para os seus futuros estudantes, e prepara o professor para ser um pesquisador e não um mero repetidor de conteúdos prontos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2007 Adriany de Ávila Melo, Antônio Carlos Freire Sampaio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.