Preliminary estimative to monitoring of rain acidity in Cuiabá-MT, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71715400Keywords:
acid rain, Cuiabá-MT, burning, human interferenceAbstract
Os estudos sobre a acidez das chuvas têm sido aprofundados principalmente em regiões mais industrializadas, onde se observa um efeito mais visível do resultado da interferência humana sobre o ambiente que acabam retornando para a própria sociedade. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar os índices de acidez das chuvas em Cuiabá-MT - Brasil, observando os fatores que podem influenciá-los nesta cidade que possui clima tropical úmido e seco, com duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa alternadamente. Um coletor foi instalado no bairro Jardim Imperial, região Leste de Cuiabá (LW 56º 01' 33â€? e LS 15º 36' 40â€?), em área aberta e livre de obstáculos, onde foram coletadas 43 amostras entre 21/09/2004 a 20/01/2005. Os valores de pH variaram entre 4,25 e 6,45, sendo que 29% eram menor que 5,0, 37,5% entre 5,0 e 5,59, 21% entre 5,60 e 6,00, e 12,5% acima de 6,01. Também foi analisada a correlação entre pH, condutividade elétrica, teor de nitrato, volume de precipitação (mm), temperatura da água da chuva, direção do vento e número de dias anteriores sem chuva. A inexistência de pesquisas sobre a acidez das chuvas em Cuiabá dificulta maiores conclusões sobre os resultados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2006 Rodrigo Marques, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni, Edinaldo de Castro e Silva, Andréia Maria Barbosa, Dirce Arruda, Saulo Evangelista, Aparecida de Magalhães
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.