ÍNDICE HEMERÓBICO DA PAISAGEM COMO FERRAMENTA PARA O DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL E PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAUAMÉ, RORAIMA, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610474951

Palavras-chave:

Coberturas da terra, Usos da terra, Geoecologia, Geoprocessamento, Degradações ambientais

Resumo

Grande parte das questões ambientais, sociais e econômicas advém das alterações de natureza antrópica, que levam à degradação das paisagens naturais. O índice hemeróbico é um dos métodos que consegue gerar um diagnóstico socioambiental coerente, permitindo a identificação e avaliação das degradações ambientais nas unidades de paisagem. O método utilizado consiste na qualificação do índice hemeróbico de naturalidade da paisagem, por meio da aplicação de técnicas de geoprocessamento, na construção da cartografia de cobertura da terra com o uso de imagens do Landsat 9, em seguida, a definição de classes de usos da terra, para a categorização final em unidades hemeróbicas da paisagem. A fase de diagnóstico socioambiental identifica áreas afetadas pelas atividades nos seus diferentes níveis de intervenção. Os resultados consistiram na identificação e cálculo das áreas submetidas a diferentes usos da terra, com seus respectivos níveis de degradação ambiental e o índice hemeróbico geral da paisagem para toda a região. A cartografia definiu níveis hierárquicos, que possibilitam a seleção de áreas críticas para intervenções de mitigação, recuperação, reabilitação e conservação na Bacia Hidrográfica do Rio Cauamé. Esses resultados mostram a viabilidade de execução do cálculo do índice hemeróbico da paisagem no diagnóstico socioambiental para um planejamento territorial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jésus Jordan Marquina-Vera, Universidad de Los Andes

    Bacharel em Geografia (2004) pela Universidad de Los Andes (Mérida-Venezuela), mestre em Sensores Remotos e Informação Geográfica pelo Indian Institute of Remote Sensing (IIRS, Dehradum, India), (2007). Atualmente doutorando em Cs. Ambientais (Recursos Naturais) pela Universidade Federal de Roraima/PRONAT (2020-2024).

  • Stélio Soares Tavares Junior, Universidade Federal de Roraima

    Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestre em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004).

  • Luiza Câmara Beserra Neta, Universidade Federal de Roraima

    Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e Doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2008).

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARQUINA-VERA, Jésus Jordan; TAVARES JUNIOR, Stélio Soares; BESERRA NETA, Luiza Câmara. ÍNDICE HEMERÓBICO DA PAISAGEM COMO FERRAMENTA PARA O DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL E PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAUAMÉ, RORAIMA, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 104, p. 148–165, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610474951. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/74951. Acesso em: 6 dez. 2025.