GRANDES PROJETOS E RISCOS SOCIOAMBIENTAIS DA MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA: A DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DE RISCOS DO GARIMPO ILEGAL, EM CACHOEIRA DO PIRIÁ, PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610878300

Palavras-chave:

Amazônia paraense, Riscos socioambientais, Grupos vulneráveis, Ecologia Política

Resumo

Os grandes projetos de desenvolvimento na Amazônia transformam os territórios. No município de Cachoeira do Piriá, no nordeste do Pará, grandes projetos de mineração, somados à construção da BR-316, impulsionaram a formação de uma área crítica onde o garimpo ilegal se estruturou como a principal atividade econômica, avançando sobre grupos sociais vulneráveis. O problema de pesquisa é compreender como a exploração ilegal de ouro produz riscos socioambientais no território de Cachoeira do Piriá (PA), tendo como aporte teórico a abordagem da ecologia política. Para tanto, foi realizado um estudo de caso utilizando pesquisa bibliográfica, análise documental, geotecnologias e pesquisa de campo em comunidades rurais e no núcleo urbano de Cachoeira. Os resultados demonstraram que o território apresenta riscos socioambientais sistemáticos, concentrados majoritariamente sobre grupos sociais vulneráveis, dentre os quais se destacam comunidades periféricas, quilombolas, pescadores e agricultores familiares. Entre os principais riscos, destacam-se os de segurança, hídrico, pedológico, de saúde e de modo de vida. Além da distribuição desigual dos riscos, a negligência do poder público e a fragilidade das legislações voltadas à mineração do ouro ampliam o quadro de desigualdade ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Luís Assunção de Farias, Universidade Federal do Pará

     Professor efetivo da Universidade Federal do Pará/Núcleo de Meio Ambiente (UFPA/NUMA), pertencente ao Programa de Pós Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPGEDAM. 

  • Áurea Maria da Costa Sousa, Universidade Federal do Pará

    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia- PPGEDAM/NUMA/UFPA (2021). Integrante do grupo de pesquisa: Grandes Projetos na Amazônia. (GPA) 

  • Christian Nunes da Silva, Universidade Federal do Pará

    Docente da Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA).

  • João Gabriel dos Santos Brito, Universidade Federal do Pará

    Graduando em Direito Pela Universidade Federal do Pará, membro e bolsista de iniciação científica do Grupo Grandes Projetos na Amazônia (GPA).

Downloads

Publicado

08-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FARIAS, André Luís Assunção de; SOUSA, Áurea Maria da Costa; SILVA, Christian Nunes da; BRITO, João Gabriel dos Santos. GRANDES PROJETOS E RISCOS SOCIOAMBIENTAIS DA MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA: A DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DE RISCOS DO GARIMPO ILEGAL, EM CACHOEIRA DO PIRIÁ, PA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 108, p. 220–235, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610878300. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/78300. Acesso em: 14 dez. 2025.