MODELAGEM DA SITUAÇÃO URBANO-RURAL DO USO E COBERTURA DA TERRA POR REGRESSÃO LOGÍSTICA: O CASO DO DISTRITO FEDERAL NO CENSO BRASILEIRO 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610877704

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto, Assentamentos humanos, Ordenamento territorial, MapBiomas, Geoprocessamento

Resumo

Até o Censo 2010, a situação urbano-rural era definida por limites administrativos e legislações municipais. Para o Censo 2022, o IBGE utilizou imagens orbitais de alta resolução na predefinição da situação, em campo pelos pesquisadores, integrando conhecimento empírico ao sensoriamento remoto. O presente estudo teve como objetivo modelar a situação urbano-rural a partir de categorias de uso e cobertura da terra provenientes de subprodutos de sensoriamento remoto. Tendo como área de análise o Distrito Federal, foi utilizada a regressão logística com a situação urbano-rural como variável dependente e percentuais de áreas de vegetação, agropecuária e não vegetada provenientes do MapBiomas como as variáveis independentes. O modelo desenvolvido, que teve acurácia de 97,3%, mostra que o percentual de área não vegetada tem o maior peso para a tipificação de um setor como urbano. Os resultados podem ser usados para prever a situação de áreas até a realização do próximo Censo, bem como para se planejar pesquisas amostrais em regiões que apresentam mudança no uso e cobertura da terra. O texto também discute a viabilidade de se usar aspectos do ambiente para previsão, em contraponto às práticas que tradicionalmente se valem de aspectos sociais para a definição da situação urbano-rural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glaucia Guimarães Pereira, Universidade de Brasília

    Bacharelado em Física pela USP/São Carlos (2002), mestrado em Administração pela FEA/USP (2005), Especialista em Biblioteconomia pela FAMART (2022), doutoranda em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB).

  • Dácio José Cambraia Filho, Universidade de Brasília

    Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), mestrado em Geociências Aplicadas, concentração Geoprocessamento e Análise Ambiental, pelo Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB) e atualmente cursa MBA em Gestão de Projetos e Processos no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).

  • Diego de Almeida Paim, Universidade de Brasília

    Doutorando em Geociências Aplicadas e Geodinâmica, na Universidade de Brasília, Instituto de Geociências. Graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1996) e mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2004). Especialização profissional em Inteligência de Imagens (Geointeligência). Pós-Graduação lato sensu em Gestão da Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá (2007).

  • Roberto Mandetta Gandara, sem filiação

    Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2008) e especialização em Tecnologias e Inovações para Web pelo Centro Universitário Senac (2019). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual.

  • Gustavo Macedo de Mello Baptista, Universidade de Brasília

    Bacharelado em Geografia pela Universidade de Brasília (1994), Licenciatura em Estudos Sociais - Habilitação Geografia pela União Pioneira de Integração Social Faculdades Integradas (2009), especialização em Inteligência de Futuro: Prospectiva, Estratégia e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (2015), mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2001). Professor Associado IV do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

08-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Glaucia Guimarães; CAMBRAIA FILHO, Dácio José; PAIM, Diego de Almeida; GANDARA, Roberto Mandetta; BAPTISTA, Gustavo Macedo de Mello. MODELAGEM DA SITUAÇÃO URBANO-RURAL DO USO E COBERTURA DA TERRA POR REGRESSÃO LOGÍSTICA: O CASO DO DISTRITO FEDERAL NO CENSO BRASILEIRO 2022. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 108, p. 116–132, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610877704. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/77704. Acesso em: 14 dez. 2025.