MOVIMENTO PENDULAR E CENTRALIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS PICUÍ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610877112Palavras-chave:
Pendularidade estudantil, Deslocamento diário, Fluxos, Ensino MédioResumo
Picuí é um município paraibano localizado na divisa com o estado do Rio Grande do Norte. Desde o ano de 2009, conta com um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o qual atrai a população local, mas, também, de outros municípios próximos situados na Paraíba e no Rio Grande do Norte. A maior parte dos estudantes de outros municípios se desloca diariamente ao campus para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, resultando em dispêndio de algumas horas diárias. Nesse contexto, esta pesquisa pretende identificar os motivos que levam os estudantes de outros municípios a optarem por ingressar no Campus Picuí, bem como as repercussões relacionadas ao movimento pendular que executam cotidianamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Enzo Dantas da Silva, Sarah Rachel Barros dos Santos Duarte, Leandro Reginaldo Maximino Lelis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





