PROPOSTA DE ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A INUNDAÇÕES: ESTUDO DE CASO DE UMA SUB-BACIA DE ITAJUBÁ, MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610876204Palavras-chave:
Suscetibilidade, Risco, Sistema de Informações Geográficas, Processo Analítico HierárquicoResumo
Em um contexto de grande carência de informações a respeito da vulnerabilidade da população exposta ao risco de desastres naturais, o presente trabalho tem como objetivo propor um índice para mapear áreas de vulnerabilidade socioambiental a inundações, tendo como estudo de caso uma sub-bacia de Itajubá-MG. Utilizou-se técnicas de geoprocessamento para elaborar os mapas temáticos das variáveis sociais e ambientais, avaliando-se a suscetibilidade a inundações e a influência de indicadores sociais, econômicos e demográficos por meio do método AHP (Analytic Hierarchy Process). O mapa de vulnerabilidade socioambiental a inundações apresentou 10,09% da área com vulnerabilidade média e 2,48% com vulnerabilidade alta/muito alta. Os resultados mostraram uma concentração de áreas de alta vulnerabilidade no perímetro urbano, onde há alta taxa de impermeabilização do solo e os maiores índices de densidade demográfica. O estudo dos indicadores sociais da sub-bacia, por sua vez, mostrou uma tendência de áreas rurais com alta vulnerabilidade social, ao mesmo tempo que evidenciou as discrepâncias sociais existentes no perímetro urbano da sub-bacia. Entende-se, portanto, que o índice proposto pode fornecer informações relevantes para identificar populações em maior risco, tanto por vulnerabilidade socioeconômica quanto pela exposição a inundações, auxiliando a atuação do poder público em níveis local e regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Débora Luisa Silva Teixeira, Nívea Adriana Dias Pons, Samara Calçado de Azevedo, Daniela Rocha Teixeira Riondet-Costa, Irving Rodrigues de Souza, Benedito Cláudio da Silva, Luiz Tadeu da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





