PROPOSTA DE ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A INUNDAÇÕES: ESTUDO DE CASO DE UMA SUB-BACIA DE ITAJUBÁ, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610876204

Palavras-chave:

Suscetibilidade, Risco, Sistema de Informações Geográficas, Processo Analítico Hierárquico

Resumo

Em um contexto de grande carência de informações a respeito da vulnerabilidade da população exposta ao risco de desastres naturais, o presente trabalho tem como objetivo propor um índice para mapear áreas de vulnerabilidade socioambiental a inundações, tendo como estudo de caso uma sub-bacia de Itajubá-MG. Utilizou-se técnicas de geoprocessamento para elaborar os mapas temáticos das variáveis sociais e ambientais, avaliando-se a suscetibilidade a inundações e a influência de indicadores sociais, econômicos e demográficos por meio do método AHP (Analytic Hierarchy Process). O mapa de vulnerabilidade socioambiental a inundações apresentou 10,09% da área com vulnerabilidade média e 2,48% com vulnerabilidade alta/muito alta. Os resultados mostraram uma concentração de áreas de alta vulnerabilidade no perímetro urbano, onde há alta taxa de impermeabilização do solo e os maiores índices de densidade demográfica. O estudo dos indicadores sociais da sub-bacia, por sua vez, mostrou uma tendência de áreas rurais com alta vulnerabilidade social, ao mesmo tempo que evidenciou as discrepâncias sociais existentes no perímetro urbano da sub-bacia. Entende-se, portanto, que o índice proposto pode fornecer informações relevantes para identificar populações em maior risco, tanto por vulnerabilidade socioeconômica quanto pela exposição a inundações, auxiliando a atuação do poder público em níveis local e regional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Luisa Silva Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

    Mestre em meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá e Engenheira Ambiental pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – EEL/USP.

  • Nívea Adriana Dias Pons, Universidade Federal de Itajubá

    Doutora em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP, Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

  • Samara Calçado de Azevedo, Universidade Federal de Itajubá

    Graduação em Engenharia Cartográfica (2007-2011), Mestrado (2012-2014) e Doutorado (2014-2018) em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Realizou um ano de doutorado sanduíche na Chapman University, Califórnia - Estados Unidos, sob a supervisão do Prof. Ramesh P. Singh, atuando na área do Sensoriamento Remoto aplicado à desastres naturais e estudos atmosféricos.

  • Daniela Rocha Teixeira Riondet-Costa, Universidade Federal de Itajubá

    Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Ciências da Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Graduada em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru - ITE.

  • Irving Rodrigues de Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista – FEG/Unesp e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais estruturado de forma associativa entre o Instituto de Ciência e Tecnologia da UNESP e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden.

  • Benedito Cláudio da Silva, Universidade Federal de Itajubá

    Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (1996).

  • Luiz Tadeu da Silva, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

    Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade de Évora - Portugal, com especialização em Gestão Ambiental e em Planejamento e Marketing; Graduado em Processamento de Dados; em Economia; e em Administração.

Downloads

Publicado

08-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TEIXEIRA, Débora Luisa Silva; PONS, Nívea Adriana Dias; AZEVEDO, Samara Calçado de; RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira; SOUZA, Irving Rodrigues de; SILVA, Benedito Cláudio da; SILVA, Luiz Tadeu da. PROPOSTA DE ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A INUNDAÇÕES: ESTUDO DE CASO DE UMA SUB-BACIA DE ITAJUBÁ, MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 108, p. 15–37, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610876204. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/76204. Acesso em: 14 dez. 2025.