IMPACTO DAS FLUTUAÇÕES DE PRECIPITAÇÃO NA DINÂMICA DA VEGETAÇÃO: UMA ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL POR SENSORIAMENTO REMOTO NO SEMIÁRIDO DE PERNAMBUCO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610676114Palavras-chave:
Florestas sazonalmente secas, CHIRPS, MODISResumo
A cobertura vegetal em florestas sazonalmente secas, como a Caatinga, está intrinsecamente ligada à chuva. Dados temporais de sensores como o MODIS TERRA-AQUA, aliados ao produto de precipitação CHIRPS, permitem monitorar essa relação. Este estudo teve como objetivo avaliar a dinâmica espacial da cobertura vegetal na bacia hidrográfica do Rio Pajeú - PE, entre 2010 e 2022, por meio da análise do uso e cobertura do solo e de séries temporais dos índices NDVI, EVI e Albedo, obtidos do sensor MODIS, correlacionando essas variáveis com dados CHIRPS e quantificando as relações entre vegetação e precipitação. Os resultados mostraram correlações significativas: a precipitação apresentou relação direta com os valores médios de NDVI (período chuvoso: 0,60; período seco: <0,20) e EVI (período chuvoso: >0,40; período seco: <0,20), e inversa com o Albedo (período seco: >0,16). Em 2022, houve redução de 15% nas áreas vegetadas durante o período seco, evidenciando a vulnerabilidade da vegetação à sazonalidade hídrica, resultando em redução da cobertura vegetal e aumento das áreas de solo exposto. Conclui-se que a integração dos dados MODIS-CHIRPS se mostrou uma ferramenta eficaz para monitorar a resposta da vegetação à sazonalidade pluviométrica, contribuindo para a gestão de recursos hídricos em regiões semiáridas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ubiratan Joaquim da Silva Junior, Murilo Oliveira da Costa, Juarez Antonio da Silva Junior, João Victor de Albuquerque Roberto, Anderson Luiz Ribeiro de Paiva, Sylvana Melo dos Santos, Leidjane Maria Maciel de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





