RELAÇÃO ENTRE VOLUME DE CHUVA E ÁREA DE LAGOS DE BACIAS ENDORREICAS UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO: ESTUDO DE CASO DO LAGO CHUNGARÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610575798Palavras-chave:
Google Earth Engine, NDWI, Detecção de corpo hídrico, PluviometriaResumo
As mudanças climáticas têm sido foco de diversas pesquisas, nas quais o Sensoriamento Remoto (SR) tem se destacado no monitoramento ambiental, impulsionado por ferramentas como o Google Earth Engine (GEE). Neste trabalho, foram determinados os valores da área superficial do Lago Chungará ao longo de 38 anos, correlacionando-os com dados de precipitação anual. O processamento foi realizado por meio de técnicas de SR implementadas no GEE. Os resultados indicam redução da área do lago entre 1986 e 2023 com cerca de 13%, acompanhando a diminuição do regime de chuvas anuais em quase 80%. A correlação geral entre precipitação e área foi significativa (R² = 0,7986), com’ destaque para os períodos de 1996-2001 (R² = 0,9756) e 2001-2009 (R² = 0,8917). Anomalias em 2017 e 2022 impactaram negativamente o valor de R² mais recente (2013-2023), que passou de 0,5222 para 0,8808 com a remoção desses anos, sugerindo possíveis influências externas como ação antrópica ou processos naturais adicionais, tais como antropização da região, recarga de reservatórios subterrâneos, influência do desgelo etc. É enfatizada a importância do estudo do impacto das mudanças climáticas em diferentes escalas, além da praticidade de novas tecnologias auxiliando de maneira eficaz as pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas da Silva Dias, Rejane Ennes Cicerelli, Guilherme Gomes Pessoa, Jeremie Garnier, Tati de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





