ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS DE PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB UTILIZANDO MODELOS ESTATÍSTICOS ARIMA E ETS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610575590

Palavras-chave:

Climatologia, Modelagem estatística, Sazonalidade

Resumo

Esta pesquisa analisou as séries temporais de precipitação e temperatura média mensal em Areia-PB, abrangendo de 1996 a 2023, empregando ARIMA (Média Móvel Integrada Autoregressiva) e ETS (Modelos de Espaço de Estado de Suavização Exponencial). A metodologia incluiu análises de séries temporais, com foco em determinar as características de erro, tendência e sazonalidade nos dados. Foi identificada uma tendência perceptível caracterizada por um declínio na precipitação, juntamente com uma elevação na temperatura após 2010. O modelo ARIMA exibiu maior eficácia, prevendo a persistência dessas tendências em 2023. A análise de decomposição da série revelou fortes flutuações sazonais e tendências duradouras. Os resultados demonstram um RMSE (Raiz do Erro Quadrático Médio) significativamente menor, para o modelo ARIMA, em comparação com o modelo ETS. Esta investigação ressalta a necessidade crítica de vigilância climática contínua e oferece informações significativas, para o gerenciamento de recursos hídricos e estratégias agrícolas na área, enfatizando o imperativo de metodologias adaptativas à luz das alterações climáticas detectadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Péricles de Farias Borges, Universidade Federal da Paraíba

    Graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), Mestrado em Meteorologia em 2002 e Doutorado em Meteorologia em 2011, pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor Associado III do CCA-DCFS-UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Meteorologia e Recursos Hídricos. Coordenador do Projeto de Tutoria do CCA/UFPB

  • Walter Esfrain Pereira, Universidade Federal da Paraíba

    Graduação em Engenharia Agronômica - Universidad Nacional de Asunción (1992), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba.

  • José Jurandez Buriti de Melo Júnior, Universidade Federal da Paraíba

    Graduado em Agronomia, mestrando em Agronomia na Universidade Federal da Paraíba.

  • Adailson Tulio dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Graduando em Agronomia na Universidade Federal da Paraíba

  • Lázaro de Souto Araújo, Universidade Federal da Paraíba

    Graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba (2001), mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) e doutorado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Lecionou no Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Professor Associado Nível II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicada, Análise Multifractal, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Exploratória de Dados, Planejamento de Experimentos, e Estatísticas Aplicadas.

  • Thais Estefany Sinésio da Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Agronomia na Universidade Federal da Paraíba-UFPB

  • Patricia da Assunção Macedo, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Agronomia na Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Downloads

Publicado

12-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BORGES, Péricles de Farias; PEREIRA, Walter Esfrain; MELO JÚNIOR, José Jurandez Buriti de; SILVA, Adailson Tulio dos Santos; ARAÚJO, Lázaro de Souto; SILVA, Thais Estefany Sinésio da; MACEDO, Patricia da Assunção. ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS DE PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB UTILIZANDO MODELOS ESTATÍSTICOS ARIMA E ETS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 105, p. 91–110, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610575590. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/75590. Acesso em: 5 dez. 2025.