ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS DE PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB UTILIZANDO MODELOS ESTATÍSTICOS ARIMA E ETS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610575590Palavras-chave:
Climatologia, Modelagem estatística, SazonalidadeResumo
Esta pesquisa analisou as séries temporais de precipitação e temperatura média mensal em Areia-PB, abrangendo de 1996 a 2023, empregando ARIMA (Média Móvel Integrada Autoregressiva) e ETS (Modelos de Espaço de Estado de Suavização Exponencial). A metodologia incluiu análises de séries temporais, com foco em determinar as características de erro, tendência e sazonalidade nos dados. Foi identificada uma tendência perceptível caracterizada por um declínio na precipitação, juntamente com uma elevação na temperatura após 2010. O modelo ARIMA exibiu maior eficácia, prevendo a persistência dessas tendências em 2023. A análise de decomposição da série revelou fortes flutuações sazonais e tendências duradouras. Os resultados demonstram um RMSE (Raiz do Erro Quadrático Médio) significativamente menor, para o modelo ARIMA, em comparação com o modelo ETS. Esta investigação ressalta a necessidade crítica de vigilância climática contínua e oferece informações significativas, para o gerenciamento de recursos hídricos e estratégias agrícolas na área, enfatizando o imperativo de metodologias adaptativas à luz das alterações climáticas detectadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Péricles de Farias Borges, Walter Esfrain Pereira, José Jurandez Buriti de Melo Júnior, Adailson Tulio dos Santos Silva, Lázaro de Souto Araújo, Thais Estefany Sinésio da Silva, Patricia da Assunção Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





