ANÁLISE DOS DISCURSOS DE LEGITIMIDADE NO CONTEXTO DO HIDROGÊNIO VERDE NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610575454Palavras-chave:
Energia renovável, Emergência climática, Territórios energéticos, Sul globalResumo
A busca pela legitimidade tecnológica é essencial para a implementação e disseminação de novas tecnologias para transição energética, mas o entendimento geográfico ainda é limitado em relação aos novos hubs de hidrogênio verde (HV). Com base nisso, este trabalho analisou o processo de construção de legitimidade para os investimentos anunciados no hub HV localizado no estado do Ceará, Brasil. Para isso, um corpus de texto com 498 matérias dos dois principais jornais do Ceará foi analisado a partir de um software de análise de dados qualitativos. Cinco temas principais foram identificados nos discursos dos stakeholders: i) vocação natural do território; ii) protagonismo global; iii) ruptura do passado; iv) urgência do momento e v) atuação do estado. Os discursos de legitimidade buscaram construir uma base sólida de apoio social e institucional ao projeto do HV no estado, ao apontá-lo, nos debates públicos, como solução climática lucrativa e peça fundamental no combate aos desafios socioambientais no Ceará. No entanto, surgem implicações geográficas relacionadas à apropriação de territórios tradicionais, remodelagem de novas paisagens energéticas e na dependência multi-escalar dos sistemas energéticos renováveis que ganham pouca ênfase nos debates públicos, tendo em vista o pouco espaço para opiniões críticas sobre o HV.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe da Silva Freitas, Christian Brannstrom, Adryane Gorayeb

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





