A VULNERABILIDADE DOS MUNICÍPIOS DO CARIRI PARAIBANO À OCORRÊNCIA DE EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610475377Palavras-chave:
Mudanças climáticas, Desastres, Agenda climática, Semiárido brasileiroResumo
O objetivo deste estudo é classificar a vulnerabilidade aos eventos climáticos extremos, na região do Cariri Paraibano, com vista a contribuir com uma agenda climática. A metodologia adotada é quantitativa e avaliativa, utilizando técnicas de agrupamento de variáveis ambientais, sociais, econômicas e de infraestrutura por meio de programação em Python e sistemas de informações geográficas (SIG). Essa abordagem permitiu não apenas identificar a vulnerabilidade dos municípios da região a eventos climáticos, mas também elaborar cartografias temáticas. Os resultados revelam uma situação alarmante, marcada por alta vulnerabilidade social e uma carência significativa de saneamento básico. Além disso, a região enfrenta um avançado processo de desertificação, intensificado principalmente por fatores antrópicos e mudanças climáticas. Nesse contexto, os eventos climáticos extremos tornam-se cada vez mais frequentes e intensos, agravando os desafios já existentes. Diante desse cenário, é evidente a necessidade de intervenções urgentes, no modelo de planejamento urbano e na gestão de riscos de desastres, visando fortalecer a resiliência da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Jandir Mello, José Irivaldo Alves Oliveira Silva, Cristiane Mansur de Moraes Souza, Ângela Maria Ramalho Cavalcanti, Juliana Merçon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





