ÍNDICE DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL NO VETOR NORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610475190Palavras-chave:
Justiça ambiental, Processo de análise hierárquica, Análise multicritério, Objetivos do desenvolvimento sustentávelResumo
A partir de 1960, a justiça ambiental passou a integrar as demandas de grupos vulnerabilizados, aderindo ao apoio de instituições locais e globais, incluindo a ONU nas últimas décadas. A participação de diferentes atores sociais contribuiu para ampliar as discussões sobre justiça ambiental, especialmente, ao abordar a vulnerabilidade das populações expostas a condições socioambientais adversas. Este estudo propõe a criação de um Índice de Vulnerabilidade Ambiental aplicado ao Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é identificar disparidades socioambientais e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram analisados o acesso a serviços básicos, qualidade da educação, condições de saúde e indicadores ambientais. A metodologia combinou o Processo de Hierarquia Analítica (AHP) com álgebra de mapas. Os resultados indicam que municípios com menor cobertura de serviços básicos, como Capim Branco e Santa Luzia, apresentam altos índices de vulnerabilidade ambiental, enquanto Belo Horizonte e São José da Lapa foram os menos vulneráveis. Os ODS, ao se alinharem às especificidades regionais, favorece a tomada de decisões por gestores públicos, visando à justiça ambiental. Para tanto, é fundamental a redução das desigualdades sociais, acesso universal a serviços básicos e à educação, além de uma governança dialógica e participativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sara Gonçalves Barbosa, Érika Esteves Lasmar, Gabriela Freitas Avelino, Ursula Ruchkys de Azevedo, Danilo Cirino Muniz do Nascimento, Camila Palhares Teixeira, Vagner Braga Nunes Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





