EXPANSÃO URBANA E AS CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA NA REGIÃO NORTE DE CUIABÁ – MATO GROSSO, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610474915

Palavras-chave:

Canais fluviais, Uso e ocupação do solo, Intervenções diretas, Impactos socioambientais., Vegetação remanescente

Resumo

Os canais fluviais são elementos presentes na paisagem urbana, evidenciando sua apropriação, mas, sobretudo, os desafios ambientais decorrentes da forma de expansão territorial das cidades. Nesse contexto, o presente estudo discute, por meio de uma perspectiva espaço-temporal, as condições ambientais, na bacia hidrográfica do córrego Vassoural, tendo em vista a crescente expansão urbana na região Norte de Cuiabá, Mato Grosso. Nesse sentido, constatou-se que a expansão urbana, 1998-2021, ocorreu da jusante para montante e, em direção ao sistema fluvial, tendo em vista a ocupação de “vazios urbanos”. Processo fortemente influenciado pela consolidação do Centro Político-Administrativo - CPA, pela presença do rodoanel com acesso à Chapada dos Guimarães, mas, também em paralelo, associado à especulação imobiliária, considerando-se bairros e condomínios de alto padrão e de classe média-alta localizados no entorno da bacia. Por outro lado, também há bairros e localidades informais e ocupações irregulares, principalmente às margens dos canais fluviais, conforme constatado com os mapeamentos e, durante os trabalhos de campo; consequentemente, o sistema fluvial tem sido degradado, a partir da supressão da cobertura vegetal (reduzida a 13,75%), associada à ocupação de sua Área de Preservação Permanente, bem como pelo lançamento de efluentes domésticos e descarte de resíduos sólidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Luiz Cardoso Ribeiro, Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso

    Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2017). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (2024). Atualmente é professor da Educação Básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso – SEDUC/MT.

  • Gustavo Roberto dos Santos Leandro, Universidade Federal da Grande Dourados

    Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense - UFF na linha Ordenamento Territorial Ambiental. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP na linha Dinâmicas da Natureza. Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente Professor do Magistério Superior no curso de Geografia e docente no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências Humanas – FCH, da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

  • Camila Riboli Rampazzo, Universidade Federal da Grande Dourados

    Graduada em Geografia, Licenciada e Bacharel (2012) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Presidente Prudente; Mestre e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia desta mesma Instituição de Ensino Superior (ambos bolsista FAPESP - PROCESSO 2013/04417-3 e PROCESSO 2015/15444-7). Membro do Programa de Pós-graduação em Geografia do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional - PROFGEO. Área de atuação: Geografia Física desenvolvendo atividades nos campos de Biogeografia, Climatologia Geográfica, Geografia do Clima e Geografia Física Crítica (Critical Physical Geography), com enfoque nos seguintes temas: clima urbano, risco climático, vulnerabilidade e ensino de Geografia Física.

  • Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - (2006). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2009). Doutora em Ciências (2019). Área de Concentração: Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2019). Pós-Doutorado em Andamento pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta do Curso de Geografia - Campus Cáceres-MT da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) da UNEMAT.

  • Richardison Rufino de Castilho, Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Química pela Universidade do Oeste Paulista (2019). Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECMat da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Atualmente Professor da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul – SEDUC/MS.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIBEIRO, André Luiz Cardoso; LEANDRO, Gustavo Roberto dos Santos; RAMPAZZO, Camila Riboli; ANDRADE, Leila Nalis Paiva da Silva; CASTILHO, Richardison Rufino de. EXPANSÃO URBANA E AS CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA NA REGIÃO NORTE DE CUIABÁ – MATO GROSSO, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 104, p. 129–147, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610474915. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/74915. Acesso em: 5 dez. 2025.