EXPANSÃO URBANA E AS CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA NA REGIÃO NORTE DE CUIABÁ – MATO GROSSO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610474915Palavras-chave:
Canais fluviais, Uso e ocupação do solo, Intervenções diretas, Impactos socioambientais., Vegetação remanescenteResumo
Os canais fluviais são elementos presentes na paisagem urbana, evidenciando sua apropriação, mas, sobretudo, os desafios ambientais decorrentes da forma de expansão territorial das cidades. Nesse contexto, o presente estudo discute, por meio de uma perspectiva espaço-temporal, as condições ambientais, na bacia hidrográfica do córrego Vassoural, tendo em vista a crescente expansão urbana na região Norte de Cuiabá, Mato Grosso. Nesse sentido, constatou-se que a expansão urbana, 1998-2021, ocorreu da jusante para montante e, em direção ao sistema fluvial, tendo em vista a ocupação de “vazios urbanos”. Processo fortemente influenciado pela consolidação do Centro Político-Administrativo - CPA, pela presença do rodoanel com acesso à Chapada dos Guimarães, mas, também em paralelo, associado à especulação imobiliária, considerando-se bairros e condomínios de alto padrão e de classe média-alta localizados no entorno da bacia. Por outro lado, também há bairros e localidades informais e ocupações irregulares, principalmente às margens dos canais fluviais, conforme constatado com os mapeamentos e, durante os trabalhos de campo; consequentemente, o sistema fluvial tem sido degradado, a partir da supressão da cobertura vegetal (reduzida a 13,75%), associada à ocupação de sua Área de Preservação Permanente, bem como pelo lançamento de efluentes domésticos e descarte de resíduos sólidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 André Luiz Cardoso Ribeiro, Gustavo Roberto dos Santos Leandro, Camila Riboli Rampazzo, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Richardison Rufino de Castilho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





