O IMPACTO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NO CONFORTO TÉRMICO EM DIFERENTES CENÁRIOS DE DENSIDADE ARBÓREA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610474834

Palavras-chave:

Microclima urbano, Índice de densidade arbórea, Envi-met, Morfologia urbana

Resumo

Com o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos nas áreas urbanas, fica evidente a necessidade de se criar planos de ações para a adaptação e mitigação ao aquecimento urbano em suas diversas escalas. Nesse contexto, a arborização viária se torna uma importante estratégia de mitigação. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar o impacto da arborização viária no conforto térmico, comparando-se quatro diferentes cenários de densidade arbórea em duas tipologias de morfologia urbana: uma classificada como zona climática local (LCZ) 3 e a outra como zona climática local (LCZ) 4, em Cuiabá - MT, onde o clima é tropical continental. O método adotado foi a simulação computacional com o Envi-met, comparando-se a temperatura radiante média (Trm) de um cenário sem arborização com outros cenários que variam o índice de densidade arbórea (IDA). Ao final, conclui-se que a arborização viária tem impacto na redução da Trm, porém não é suficiente para se atingir o conforto térmico em situação de extremo calor. E ainda, que o IDA não é o único fator determinante no impacto da arborização viária no microclima, sendo influenciado por outros fatores, como o arranjo, o porte das espécies e a morfologia urbana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Berigo Büttner, Universidade Federal de Mato Grosso

    Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003), Especialista em Conforto Ambiental e Eficiência Energética pela Universidade de São Paulo (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2008) e Doutora em Física Ambienta pela Universidade Federal de Mato Grosso (2023). Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia - FAET/ UFMT.

  • Ivan Júlio Apolônio Callejas, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Mestre pela Faculdade de Engenharia Civil, área de concentração Estruturas, Universidade Estadual de Campinas (1998). Doutor pelo programa de pós graduação em Física Ambiental na área de conforto ambiental (2012). Estágio Pós-doutoral pela Universidade Tecnologica do Paraná/ Brasil (UFTPR) (2023). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, tendo atuado como docente do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA). Integra como colaborador o curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). É líder do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Tecnologia (GPDAT). Atuou como bolsista do CNPq, na modalidade EXP (extensão no país), no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE-MT, de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Arquitetura/ Engenharia Civil e interesse na área de tecnologia do ambiente construído, com enfoque na sustentabilidade, voltados ao desempenho termoenergético das edificações e desenvolvimento de materiais, produtos e processos construtivos inovadores. Atua também na área de gestão em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia visando inovação tecnológica.

  • Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área de Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos/ USP (1991) e Doutorado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos/ USP (1996). Atualmente sou Professora Titular (2014) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ FAET/ UFMT. Diretora da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia/ FAET/ UFMT (2005-2009), Chefe de Departamento de Arquitetura e Urbanismo (2000-2004). Coordenadora do Doutorado Interisntitucional DINTER (2010-2014) entre a UFMT (Receptora), UNEMAT (Associada) e UFRJ/ PROURB (Ofertante). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Arquitetura Ambiental. Credenciada ao Programa de Pós-graduação em Física Ambiental em nível de Mestrado e Doutorado/ PPGFA/ UFMT como professora/ orientadora. Atualmente desenvolve pesquisas em Conforto Ambiental com enfoque em: conforto térmico e clima urbano, geometria urbana, ilha de calor, impacto da vegetação e do adensamento nos microclimas urbanos, bioclimatologia. Revisora ad-hoc de diversas revistas científicas nacionais e internacionais e tem cooperação California State University, San Marcos.

  • Flávia Maria de Moura Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

    Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), Mestre em Física e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-graduação em Física Ambiental na Universidade Federal de Mato Grosso em 29/10/2008. Doutora em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso em 25/10/2012. Atualmente é professora Associado II do quadro efetivo desde 28/01/2013 lotada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Universidade Federal de Mato Grosso. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental ao nível de mestrado e doutorado. Atua principalmente nos seguintes temas: sistemas urbanos, tecnologia construtiva, geografia urbana e conforto ambiental. Revisora ad-hoc de periódicos e congressos nacionais e internacionais e tem cooperação California State University, San Marcos.

  • Wennder Tharso Oliveira da Silva Martins, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisador de iniciação científica por dois anos dentro do Laboratório de tecnologia e conforto ambiental (LATECA) dentro da UFMT (2022). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: verticalização, conforto, clima urbano, simulação micro-climática e reabilitação. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2023 - previsão 2005).

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BÜTTNER, Simone Berigo; CALLEJAS, Ivan Júlio Apolônio; NOGUEIRA, Marta Cristina de Jesus Albuquerque; SANTOS, Flávia Maria de Moura; MARTINS, Wennder Tharso Oliveira da Silva. O IMPACTO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NO CONFORTO TÉRMICO EM DIFERENTES CENÁRIOS DE DENSIDADE ARBÓREA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 104, p. 106–128, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610474834. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/74834. Acesso em: 5 dez. 2025.