O IMPACTO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NO CONFORTO TÉRMICO EM DIFERENTES CENÁRIOS DE DENSIDADE ARBÓREA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610474834Palavras-chave:
Microclima urbano, Índice de densidade arbórea, Envi-met, Morfologia urbanaResumo
Com o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos nas áreas urbanas, fica evidente a necessidade de se criar planos de ações para a adaptação e mitigação ao aquecimento urbano em suas diversas escalas. Nesse contexto, a arborização viária se torna uma importante estratégia de mitigação. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar o impacto da arborização viária no conforto térmico, comparando-se quatro diferentes cenários de densidade arbórea em duas tipologias de morfologia urbana: uma classificada como zona climática local (LCZ) 3 e a outra como zona climática local (LCZ) 4, em Cuiabá - MT, onde o clima é tropical continental. O método adotado foi a simulação computacional com o Envi-met, comparando-se a temperatura radiante média (Trm) de um cenário sem arborização com outros cenários que variam o índice de densidade arbórea (IDA). Ao final, conclui-se que a arborização viária tem impacto na redução da Trm, porém não é suficiente para se atingir o conforto térmico em situação de extremo calor. E ainda, que o IDA não é o único fator determinante no impacto da arborização viária no microclima, sendo influenciado por outros fatores, como o arranjo, o porte das espécies e a morfologia urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Simone Berigo Büttner, Ivan Júlio Apolônio Callejas, Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, Flávia Maria de Moura Santos, Wennder Tharso Oliveira da Silva Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





