O IMPACTO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NO CONFORTO TÉRMICO EM DIFERENTES CENÁRIOS DE DENSIDADE ARBÓREA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610474834Palabras clave:
Microclima urbano, Índice de densidade arbórea, Envi-met, Morfologia urbanaResumen
Com o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos nas áreas urbanas, fica evidente a necessidade de se criar planos de ações para a adaptação e mitigação ao aquecimento urbano em suas diversas escalas. Nesse contexto, a arborização viária se torna uma importante estratégia de mitigação. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar o impacto da arborização viária no conforto térmico, comparando-se quatro diferentes cenários de densidade arbórea em duas tipologias de morfologia urbana: uma classificada como zona climática local (LCZ) 3 e a outra como zona climática local (LCZ) 4, em Cuiabá - MT, onde o clima é tropical continental. O método adotado foi a simulação computacional com o Envi-met, comparando-se a temperatura radiante média (Trm) de um cenário sem arborização com outros cenários que variam o índice de densidade arbórea (IDA). Ao final, conclui-se que a arborização viária tem impacto na redução da Trm, porém não é suficiente para se atingir o conforto térmico em situação de extremo calor. E ainda, que o IDA não é o único fator determinante no impacto da arborização viária no microclima, sendo influenciado por outros fatores, como o arranjo, o porte das espécies e a morfologia urbana.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Simone Berigo Büttner, Ivan Júlio Apolônio Callejas, Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, Flávia Maria de Moura Santos, Wennder Tharso Oliveira da Silva Martins

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




