ASSOCIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS E ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA COM IMAGENS DE SATÉLITE PARA O SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610374698

Palavras-chave:

Modelagem, Temperatura do ar, Umidade relativa, Relações hídricas, Dados remotos

Resumo

A precisão e simplificação das estimativas da evapotranspiração de referência (ETo) são necessárias para melhorar o uso racional da água no continuum solo-planta-atmosfera. Teve-se por objetivo no presente estudo testar e avaliar metodologias para estimar a evapotranspiração de referência (ETo) espacializada, baseando-se na associação entre imagens de satélite e dados climáticos medidos em estações meteorológicas. Imagens de satélite Landsat 8 e Aqua MODIS da bacia do Rio Tibagi (BHRT), Sul do Brasil, foram usadas para estimar a temperatura da superfície (Ts) e coluna total de vapor de água precipitável (Wp), respectivamente. Ts e Wp foram associados aos valores médios de temperatura do ar (TmEM) e umidade relativa (URmEM), em regressões lineares simples e múltiplas. A calibração das equações permitiu estimar a temperatura média (TeSR) e umidade relativa (UReSR) do ar por sensoriamento remoto. As ETo estimadas com modelos alternativos e dados espacializados (TeSR e UReSR) foram comparadas com ETo padrão calculadas com o método ASCE Penman-Monteith. O modelo linear múltiplo apresentou desempenho satisfatório para estimar TeSR(Wp;Ts) (r = 0,87) e UReSR(Wp;Ts) (r = 0,41). EToMJS(Ra;ψair) (r = 0,67) e EToC (r = 0,63), estimadas com os modelos Moretti-Jerszurki-Silva e Camargo, respectivamente, resultaram em melhor estimativa de ETo com dados remotos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Jorge Luiz Moretti de Souza, Universidade Federal do Paraná

    Graduação em Engenharia Agrícola, na Universidade Federal do Paraná; Mestrado e Doutorado em Irrigação e Drenagem, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo.

  • Denis Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

    Graduação em Agronomia, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, no Instituto de Pósgraduação e Cursos (IPGC); Mestrado em Ciência do Solo, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

  • Daniela Jerszurki, NDrip Israel, Center Israel

    Graduação em Agronomia, na Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo, na Universidade Federal do Paraná (UFPR); Pós-doutorado em Física do Solo, na Ben Gurion University of Negev, em Israel.

  • Stefanie Lais Kreutz Rosa, Universidade Federal do Paraná

    Graduada em Engenheira Agronômica, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Mestre e Doutorado em Ciência do Solo, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

24-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Jorge Luiz Moretti de; SILVA, Denis Pinheiro da; JERSZURKI, Daniela; ROSA, Stefanie Lais Kreutz. ASSOCIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS E ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA COM IMAGENS DE SATÉLITE PARA O SUL DO BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 103, p. 269–289, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610374698. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/74698. Acesso em: 28 mar. 2025.