O RECONHECIMENTO DO QUILOMBOLA TAPAJOARA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE RESISTÊNCIA NO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610374479Palavras-chave:
Etinicidade, Ressignificação, Conflito, Quilombola TapajoaraResumo
O artigo tem como tema o Quilombola Tapajoara e a dinâmica do reconhecimento de sua importância na formação socioespacial da Amazônia Paraense, com o objetivo de apresentar parte do inventário de pesquisa no programa de mestrado que indica caminhos ao projeto de tese de doutorado, tendo em vista a necessidade de ampliar o alcance da discussão sobre os direitos conquistados pelos quilombolas através da luta e resistência de seu povo em diversas espacialidades e momentos históricos. A metodologia da observação participante proporcionou a condução inicial da pesquisa, que contou com o método histórico e dialético e pesquisa documental. O afro-amazônida não segue um modelo ideal, mas, sua identidade é estabelecida pelos laços de solidariedade nas lutas em comum, desde o “período do castigo” ao reconhecimento do ser quilombola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renata Priscila Benevides de Sousa, Jarsen Luis Castro Guimarães, Ednéa do Nascimento Carvalho, José Luís Solazzi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.