AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA URBANA DE TABARRE (HAITI)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610474268Palavras-chave:
Matriz PEIR, Qualidade da água, Água subterrânea, Planície Cul-de-Sac (PCS)Resumo
O município de Tabarre, localizado na região metropolitana de Porto Príncipe no Haiti, passa por um aumento demográfico acompanhado de urbanização desordenada em áreas da Planície Cul-de-Sac, sobretudo a partir do terremoto ocorrido em 2010. O artigo se propôs a analisar os impactos das atividades humanas na qualidade das águas subterrâneas de Tabarre, fazendo uso da metodologia Pressão – Estado – Impacto - Resposta (PEIR), que foi desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além do uso de dados demográficos, imagens de satélite e trabalhos de campo, a análise contou com indicadores bacteriológicos presentes em amostragens de água subterrânea coletas em furos posicionados na Planície Cul-de-Sac. Observou-se que os valores de coliformes totais e os estreptococos fecais excedem os limites das normas da OMS e UE. Os furos T2 e F3 atingiram, respectivamente, valores de 15 UFC/100 mL, 2 UFC/100 mL para coliformes totais, enquanto no furo T2 foi identificado o valor de 4 UFC/100 mL para estreptococos fecais. Esses resultados indicam principalmente que a má gestão de resíduos domésticos impacta negativamente os recursos hídricos, por isso, é essencial que as autoridades adotem medidas para preservar a qualidade da água e reduzir a degradação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luckencia Jean, Alan Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





