ZONEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO - MINAS GERAIS - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510274137Palavras-chave:
Geoprocessamento, Mapeamento, Suscetibilidade, Movimentos de Massa, Gestão de riscosResumo
Os movimentos de massa representam uma ameaça em regiões habitáveis, preferencialmente em áreas com maiores amplitudes de declividades. Ouro Preto enfrenta desafios significativos relacionados a esses eventos, que causam danos materiais, ameaçam vidas e impactam o desenvolvimento urbano. A aplicação do geoprocessamento emerge como ferramenta importante para identificar e mapear áreas suscetíveis a eventos geodinâmicos. Destaca-se a importância da utilização do mapa de suscetibilidade pelos gestores públicos no planejamento territorial, visando o gerenciamento de riscos geotécnicos e a promoção de um ambiente urbano seguro. Para elaboração do mapa de suscetibilidade desta pesquisa, foram tabuladas as ocorrências verificadas nos inventários de deslizamentos mapeados pelo SGB-CPRM, as quais serviram como base fundamental para validação e precisão dos resultados. Este processo envolveu a combinação e ponderação de parâmetros geotécnicos e ambientais relevantes para aplicação da análise multicritério AHP. A partir destes atributos, foi aplicada a álgebra de mapas para a geração do mapa de suscetibilidade. O zoneamento realizado revelou uma boa capacidade preditiva do mapa. Esta pesquisa concluiu que cerca de 38% da área de Ouro Preto possui grau de suscetibilidade a deslizamento alto ou muito alto, sendo, essa região, prioritária para ser contemplada por um sistema de alerta a eventos extremos geodinâmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danielle Stefane Gualberto Fernandes Porto, Rogério Cabral de Azevedo, Lúcio Flávio de Souza Villar, Hersília de Andrade e Santos, Thiago Bomjardim Porto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.