ESPACIALIZAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE A IMPACTOS AMBIENTAIS POR MEIO DA ANÁLISE HIERÁRQUICA PONDERADA: ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO FERREIRA, SANTA MARIA - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610373933

Palavras-chave:

Multicritério, SIG, Ambiente, Planejamento Ambiental

Resumo

O avanço desordenado da ação humana sobre o meio e suas consequências mais intensas evidenciam a necessidade de abrangentes estudos ambientais, para possibilitar uma interpretação do espaço e das articulações a serem realizadas, onde devem ser considerados aspectos físicos, bióticos, químicos e antrópicos. Com isso, este artigo apresenta a aplicação da Análise Hierárquica Ponderada (AHP) em Sistemas de Informação Geográfica na bacia hidrográfica do arroio Ferreira, Santa Maria - RS. Com o objetivo de delimitar e espacializar a suscetibilidade a impactos ambientais na área da bacia hidrográfica, a partir dos critérios de geologia, solos, uso e ocupação da terra e geomorfologia. O método AHP foi utilizado para sintetizar esses critérios e seus respectivos subcritérios, permitindo uma análise espacial da suscetibilidade a impactos ambientais. Foram identificadas 5 classes de suscetibilidade, sendo que as classes mais altas ocupam 31,29% da área de estudo, na porção sudeste de BH. Os resultados evidenciam a necessidade de planejamento ambiental, mitigação de impactos, recuperação de áreas degradadas e implementação de atividades de menor impacto, como as desenvolvidas pela agroecologia. Conclui-se que o método AHP é confiável para análises multicritério em estudos, oferecendo subsídios para o planejamento e ações de mitigação de impactos ambientais em bacias hidrográficas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Gustavo Soares Arrial, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui formação técnica em Manutenção e Suporte em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Vicente do Sul (2014), Bacharel em Geografia (2023) e mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi. É voluntário desde 2021 no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia e Humanidades (LEPGHU), foi bolsista (2022) no Observatório de Paisagens Antropocênicas, no contexto do Geoparque Quarta Colônia, onde atuou na elaboração de mapas de temas relacionados aos nove municípios da Quarta Colônia. E também atua desde 2020 no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM), onde é bolsista CNPq atualmente, com foco nas áreas de geotecnologias, geomorfometria e análise ambiental.Além disso, adquiriu experiência prática durante um estágio na empresa Georref Topografia e Engenharia em Santa Maria, onde trabalhou com softwares de geoprocessamento e CAD. 

  • Anderson Augusto Volpato Sccoti, Universidade Federal de Santa Maria

    Bacharel em Geografia, formado na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pela UFSM, área de concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial, linha de pesquisa Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de concentração: Análise Ambiental. Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência em Geoprocessamento e Análise Ambiental. Trabalha com Geociências e Cartografia Temática, com ênfase em: mapeamentos Pedológicos, Geológicos, Geomorfológicos, Geoambientais e identificação de áreas com risco Geológico-Geomorfológico. Professor Classe C - Adjunto - Nível 1, lotado no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

24-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARRIAL, Gustavo Soares; SCCOTI, Anderson Augusto Volpato. ESPACIALIZAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE A IMPACTOS AMBIENTAIS POR MEIO DA ANÁLISE HIERÁRQUICA PONDERADA: ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO FERREIRA, SANTA MARIA - RS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 103, p. 65–81, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610373933. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73933. Acesso em: 28 mar. 2025.