ESPACIALIZAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE A IMPACTOS AMBIENTAIS POR MEIO DA ANÁLISE HIERÁRQUICA PONDERADA: ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO FERREIRA, SANTA MARIA - RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610373933Palavras-chave:
Multicritério, SIG, Ambiente, Planejamento AmbientalResumo
O avanço desordenado da ação humana sobre o meio e suas consequências mais intensas evidenciam a necessidade de abrangentes estudos ambientais, para possibilitar uma interpretação do espaço e das articulações a serem realizadas, onde devem ser considerados aspectos físicos, bióticos, químicos e antrópicos. Com isso, este artigo apresenta a aplicação da Análise Hierárquica Ponderada (AHP) em Sistemas de Informação Geográfica na bacia hidrográfica do arroio Ferreira, Santa Maria - RS. Com o objetivo de delimitar e espacializar a suscetibilidade a impactos ambientais na área da bacia hidrográfica, a partir dos critérios de geologia, solos, uso e ocupação da terra e geomorfologia. O método AHP foi utilizado para sintetizar esses critérios e seus respectivos subcritérios, permitindo uma análise espacial da suscetibilidade a impactos ambientais. Foram identificadas 5 classes de suscetibilidade, sendo que as classes mais altas ocupam 31,29% da área de estudo, na porção sudeste de BH. Os resultados evidenciam a necessidade de planejamento ambiental, mitigação de impactos, recuperação de áreas degradadas e implementação de atividades de menor impacto, como as desenvolvidas pela agroecologia. Conclui-se que o método AHP é confiável para análises multicritério em estudos, oferecendo subsídios para o planejamento e ações de mitigação de impactos ambientais em bacias hidrográficas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gustavo Soares Arrial, Anderson Augusto Volpato Sccoti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.