IMPACTO DA SUBSTITUIÇÃO DE PASTAGEM EXTENSIVA POR EUCALIPTO NOS ATRIBUTOS FÍSICO-HÍDRICOS DO SOLO NO DOMÍNIO DA MATA ATLÂNTICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273644Palavras-chave:
Infiltração, Qualidade do solo, Mudança de uso da terraResumo
A mudança de uso da terra tem potencial de alterar as características físicas do solo e sua capacidade de infiltração. O objetivo desse estudo foi avaliar as diferenças entre os atributos físico-hídricos de um solo sob cultivo de eucalipto (5 anos de idade) em relação ao seu uso anterior de pastagem extensiva. O estudo foi conduzido no Instituto Federal do Espírito Santo, em Alegre – ES. Em cada área, conduziram-se ensaios de infiltração de água no solo em nove pontos distribuídos de forma sistemática. A amostragem de solo foi realizada nas camadas de 0-10, 10-20 e 20-40 cm em três pontos em torno de cada ensaio de infiltração. Os atributos avaliados foram a taxa de infiltração estável (Tie), densidade do solo (Ds), porosidade total (Pt), macro (Ma) e microporosidade (Mi), granulometria, carbono orgânico total (COT) e resistência a penetração (RP). Não houve diferença significativa para a Tie e COT entre os usos. A área sob povoamento de eucalipto apresentou maiores valores de Ds na camada de 0-10 cm, e menores valores de Pt e Mi para as três camadas. Para o manejo empregado, o período de cinco anos da cultura florestal não foi suficiente para melhorar a qualidade física do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lunalda Aparecida Vaz Pola, Roberto Avelino Cecílio, Otacilio José Passos Rangel, Sidney Sara Zanetti, Lucas José Teodoro Lobato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.