ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CALDAS – GO: UMA APLICAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273247Palavras-chave:
Abordagem geoecológica, Áreas protegidas, Planejamento das paisagens, Uso e cobertura da terra, Gestão pública ambientalResumo
O planejamento da conservação ambiental, pela ótica da Geoecologia das Paisagens, integra aspectos ambientais, socioeconômicos e de planejamento, o que contribui para seleção de áreas para possíveis intervenções e conservação. Diante do cenário de ocupação territorial que busca atender demandas urbanas e rurais, acompanha-se, em algum nível, a desconsideração das demandas ambientais. Portanto, o objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta metodológica com abordagem geoecológica para seleção de Áreas Prioritárias para Conservação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Caldas, no estado de Goiás. O método considerou quatro critérios obrigatórios para seleção das áreas: I. área localizada em unidade geoecológica homogênea representativa e com vegetação nativa em 2023; II. área maior que 100 ha; III. remanescente vegetacional desde 1988 até 2023; e IV. feições limítrofes com alta ou média vulnerabilidade erosiva. Como resultado, foram propostas 11 áreas prioritárias, com 100 a 1.260 ha, que abrangem de um a quatro municípios goianos e, em maioria, possuem relevo movimentado. Os resultados apresentam a localização e o estado ambiental dos maiores, mais íntegros, estáveis e representativos fragmentos da bacia estudada e que pelas características geoambientais necessitam de instrumentos para sua conservação, tal como a criação das primeiras Unidades de Conservação de domínio público dessa bacia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Caroline Rodrigues Cassiano de Sousa, Karla Maria Silva de Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.