GUERRA DOS LUGARES .COM: A LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA DE EXTREMA (MG) PARA A LOGÍSTICA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273062Palavras-chave:
Economia digital, Meio técnico-científico-informacional, Fluidez territorial, Centros de distribuição, Macrometrópole PaulistaResumo
A realização do comércio eletrônico supõe um conjunto de infraestruturas e a materialidade do território, especialmente nas etapas cruciais de distribuição e entrega. Para aliar rapidez no envio de mercadorias com aumento da lucratividade, ampliam-se o imperativo da fluidez territorial e a busca pela melhor localização estratégica dos novos investimentos por parte das empresas. O objetivo deste artigo é analisar o processo de instalação de centros de distribuição de mercadorias do comércio eletrônico no município de Extrema (MG), apontando para novas formas de especialização dos lugares no meio técnico-científico-informacional. A pesquisa foi conduzida por revisão bibliográfica, coleta de dados e mapeamento de centros de distribuição e infraestruturas do território, além de trabalho de campo. Os resultados apresentaram uma atualização da guerra dos lugares na economia digital, atribuindo a Extrema (MG) a primazia na logística de e-commerce no Brasil, num processo de expansão da Macrometrópole Paulista. Ao mesmo tempo, intensificam-se os problemas e contradições do lugar.
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