GUERRA DOS LUGARES .COM: A LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA DE EXTREMA (MG) PARA A LOGÍSTICA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273062

Palavras-chave:

Economia digital, Meio técnico-científico-informacional, Fluidez territorial, Centros de distribuição, Macrometrópole Paulista

Resumo

A realização do comércio eletrônico supõe um conjunto de infraestruturas e a materialidade do território, especialmente nas etapas cruciais de distribuição e entrega. Para aliar rapidez no envio de mercadorias com aumento da lucratividade, ampliam-se o imperativo da fluidez territorial e a busca pela melhor localização estratégica dos novos investimentos por parte das empresas. O objetivo deste artigo é analisar o processo de instalação de centros de distribuição de mercadorias do comércio eletrônico no município de Extrema (MG), apontando para novas formas de especialização dos lugares no meio técnico-científico-informacional. A pesquisa foi conduzida por revisão bibliográfica, coleta de dados e mapeamento de centros de distribuição e infraestruturas do território, além de trabalho de campo. Os resultados apresentaram uma atualização da guerra dos lugares na economia digital, atribuindo a Extrema (MG) a primazia na logística de e-commerce no Brasil, num processo de expansão da Macrometrópole Paulista. Ao mesmo tempo, intensificam-se os problemas e contradições do lugar.

Downloads

Biografia do Autor

Igor Venceslau, Universidade de São Paulo

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).

Fernanda Laize Silva de Lima, Universidade de São Paulo

Graduada e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

02-12-2024

Como Citar

VENCESLAU, I.; LIMA, F. L. S. de. GUERRA DOS LUGARES .COM: A LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA DE EXTREMA (MG) PARA A LOGÍSTICA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 104–119, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273062. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73062. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos