GEOLOGIA E ANÁLISE HIDROGEOQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA BACIA DO RIO PARDO, SUL DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marco Antonio Fontoura Hansen Universidade Federal do Pampa
  • Henrique Carlos Fensterseifer
  • Cesar Augusto Moreira Universidade Estadual Paulista
  • Felipe Guadagnin Universidade Federal do Pampa
  • José Pedro Rebés Lima Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-7796-8920

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510171428

Palavras-chave:

Hidrogeologia, Hidroestratigrafia, Pré-sistema Aquífero Guarani, Sistema Aquífero Guarani, Sistema Aquífero Serra Geral

Resumo

As reservas de água subterrânea são fontes estratégicas para o abastecimento público. Este estudo regional com mapas geomorfológico, geológico e hidroestratigráfico destaca a importância das pesquisas estratigráficas e hidroquímicas na preservação da água em áreas suscetíveis à contaminação, como as zonas de recarga dos aquíferos. Os aquíferos foram subdivididos em Pré-Sistema Aquífero Guarani (PRE-SAG), Sistema Aquífero Guaraní (SAG) e Sistema Aquífero Serra Geral (SASG). O artigo analisa as características hidrogeológicas da bacia hidrográfica do rio Pardo, com foco nas unidades litostratigráficas do Grupo Rosário do Sul (PRE-SAG), Formação Botucatu (SAG) e fácies Caxias e Gramado da Formação Serra Geral (SASG), ocorrentes na área de estudo. Em termos hidrogeoquímicos para o Pré-SAG, as águas dos poços são classificadas como bicarbonatadas sódicas e para o SAG e SASG são bicarbonatadas cálcicas. A capacidade específica média de 102 poços analisados é de 0,72 m3/h/m para o Pré-SAG, 1,76 m3/h/m para o SAG e 0,44 m3/h/m para o SASG. O uso do banco de dados SIAGAS de domínio público é recomendado, mas requer validação e padronização adequadas. O estudo reforça uma abordagem sustentável para garantir a disponibilidade a longo prazo dos recursos hídricos subterrâneos na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Fontoura Hansen, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS),  Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Henrique Carlos Fensterseifer

In memoriam. Graduação em História Natural pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cesar Augusto Moreira, Universidade Estadual Paulista

Bacharel em Geologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP),  Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Felipe Guadagnin, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor em Geociências pel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

José Pedro Rebés Lima, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Geofísica pelo Observatório Nacional (ON), Doutor em Geofísica pelo Observatório Nacional (ON).

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

HANSEN, M. A. F.; FENSTERSEIFER, H. C.; MOREIRA, C. A.; GUADAGNIN, F.; LIMA, J. P. R. GEOLOGIA E ANÁLISE HIDROGEOQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA BACIA DO RIO PARDO, SUL DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 152–173, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510171428. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71428. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos