ZONAÇÃO ALTITUDINAL E DINÂMICA DA PAISAGEM NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS, RJ: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL EM MONTANHAS TROPICAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510171424Palavras-chave:
Zonação altitudinal, Montanhas tropicais, Cinturões de altitude, Dinâmica de geossistemaResumo
Este estudo analisou as interações e processos geossistêmicos nas paisagens montanhosas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A pesquisa abordou tanto aspectos estruturais quanto dinâmicos da paisagem, visando compreender as sucessões altitudinais e apoiar o planejamento ambiental. A área de estudo é caracterizada por sua geologia e morfologia distintas do contexto regional, influenciando a drenagem da região. O mapeamento dos geossistemas envolveu a classificação em geômeros e geócoros, delimitando as unidades geossistêmicas com base em elementos paisagísticos. Foram identificadas três classes de fácies, como patamares de cimeira vegetados, cristas escarpadas e fundos de vale florestados e planícies fluviais e fundos de vale sob influência antrópica. Além disso, foram identificados 14 grupos de fáceis. A transição entre fitofisionomias nas diferentes altitudes é um aspecto distintivo na paisagem, e a utilização da fragilidade ambiental como aspecto dinâmico dos geossistemas auxilia nas análises das unidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pietro Meirelles Brites, Roberto Marques Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.