A GEOGRAFIA E O SEU PASSADO NO PRESENTE: UM DIÁLOGO COM WALTER BENJAMIN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510071271Palavras-chave:
Epistemologia, Ciência Geográfica, Tempo, HistóriaResumo
No presente artigo, pretende-se discorrer sobre a presença do passado da ciência geográfica no presente. Para isso, convidou-se ao diálogo Walter Benjamin, um dos mais importantes intelectuais alemães do século XX. O seu último escrito, Sobre o conceito de História, publicado, postumamente, em 1940, expõe uma vigorosa reflexão sobre a história e suas formas de narratividade, da qual resulta o “tempo de agora”, conceito que contrapõe ao tempo neutro, cronológico, vazio e linear, sobre o qual se fundamentam as historiografias oficiais, ortodoxas, dominantes. Assim, aproveitando-se das suas formulações, almeja-se demonstrar que abrir o passado da ciência geográfica significa convertê-lo numa força no presente, reabilitando potencialidades preteridas, soterradas, abandonadas, negligenciadas. Para oferecer exemplos que confirmem tal premissa, examina-se alguns traçados gerais das abordagens de três dos clássicos da disciplina: Humboldt, Ratzel e Reclus. Intenta-se, desse modo, tornar evidente a riqueza epistemológica originária da ciência geográfica, que foi, gradativamente, se perdendo, tal qual o movimento da metáfora, mas que, com os devidos cuidados, pode indicar itinerários e alternativas face aos desafios enfrentados por seus/suas profissionais na atualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alexandre Domingues Ribas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.