ABORDAGEM ESPACIAL MULTIVARIADA APLICADA AO ESTUDO DA VARIAÇÃO DE MÉDIO PRAZO DA LINHA DE COSTA

Autores

  • Filipe Maciel de Moura Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-6608-8223
  • Davis Pereira de Paula Universidade Estadual do Ceará
  • Fábio Perdigão Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco José Maciel de Moura Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510170928

Palavras-chave:

Linha de costa, Modelos espaciais, Variação da linha de costa de médio prazo

Resumo

As frentes oceânicas se caracterizam pela intensa dinâmica e vulnerabilidade, em função da ação conjunta das forçantes oceanográficas, meteorológicas e antropogênicas. Com isso, existem diversas abordagens para mensuração dessa dinâmica, destacando-se aquelas derivadas de dados de sensoriamento remoto, com base em indicadores, como a linha de costa. Esta se configura como a interface entre a área marinha e continental, podendo ser indicada pelo limite entre a área seca e úmida, e que não considera espessura ou diâmetro. Entretanto, a depender do método e dado aplicados, esses prognósticos têm maior ou menor incerteza/precisão espacial. A presente investigação, a partir de dados do satélite Landsat 5 e 8 do período de 2011 a 2018, aplicou duas abordagens (DSAS e Cassie) para estimar as variações da linha de costa da Praia do Icaraí, Ceará. Os resultados apontaram divergências entre as abordagens:  o DSAS derivou um cenário de predomínio de processos erosivos e a Cassie um predomínio de progradação. Com base nas campanhas e dados de campo, bem como, na literatura, constatou-se que os dados do DSAS estão mais congruentes com a realidade local, representado uma variação líquida de -8,10 m e uma taxa de variação de -2,32 m/ano da linha de costa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Maciel de Moura, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Geografia Universidade Estadual do Ceará - UECE, Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento atuando nas seguintes áreas: Cartografia, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Geoestatística e Sistemas de Navegação Global por Satélites (GNSS). Geografia Física atuando nas seguintes áreas: Geomorfologia Fluvial e Costeira.

Davis Pereira de Paula, Universidade Estadual do Ceará

Em 2020, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, Ramo Ciências do Mar, especialidade em Gestão Costeira pela Universidade do Algarve, Portugal, em 2012. Tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas, em 2006. É bacharel (2003) e licenciado (2004) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, exercendo o cargo de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. É professor associado ao Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica e membro do Grupo de Pesquisa Sistemas Costeiros e Oceânicos do CNPq. Na mesma instituição, ainda, foi coordenador dos cursos de Geografia/CCT, entre os anos de 2017 e 2019. Foi professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, entre os anos de 2013 e 2016. Foi professor permanente do quadro de docentes do Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da UVA, entre os anos de 2014-2019. Também foi coordenador brasileiro da Rede Braspor, entre os anos de 2015 e 2017, trata-se de uma rede informal de cientistas do Brasil e de Portugal que se dedicam a estudar os ambientes costeiros e suas sinergias. Atua como pesquisador na área de Geografia Costeira com ênfase em Gestão e Impactos Costeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: História ambiental, Interação Homem-Meio, Ressacas do Mar, Gestão de Ambientes Costeiros e Impactos Socioambientais em Comunidades Litorâneas.

Fábio Perdigão Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1979), com Especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo USP (1984), Doutorado em Ciências da Terra com ênfase em Oceanografia Ambiental Costeira pelo Instituto de Ciências e Técnicas da Universidade de Nantes na França (1992) e Pós-Doutorado em Geografia na área de Gestão Integrada da Zona Costeira no Laboratório de Geografia, Litoral e Mar do Instituto de Geografia e Planejamento Regional da Universidade de Nantes na França (2003). Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, atuando na Graduação em Geografia com a Disciplina de Oceanografia. Fundador e Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Geografia da UECE (Nota 4 CAPES) com as disciplinas de Gestão Integrada da Zona Costeira e Seminários de Tese. Atua nas Especializações em Planejamento e Gestão Ambiental, e Turismo e Meio Ambiente da UECE com as disciplinas de Dinâmica de Sistemas Litorâneos e Impactos Sócioambientais do Turismo Litorâneo. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Turismo da UECE. Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC), certificado pela UECE e cadastrado no CNPq. Tem experiência profissional e publicações de livros, artigos científicos e trabalhos técnicos na área ambiental costeira com ênfase em gestão integrada, análise de impactos ambientais, perícia ambiental, oceanografia costeira, dinâmica costeira, poluição ambiental e impactos do turismo litorâneo. Atualmente é Presidente da Comissão Executiva de Concursos e Vestibulares da UECE - CEV.

Francisco José Maciel de Moura, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar - Universidade Federal do Ceará - UFC (2018) e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012). Integra o Grupo de Pesquisa Sistemas Costeiros e Oceânicos - CNPq, sendo membro do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica - LGCO/UECE. Possui experiência nas áreas de geografia física, geografia ambiental, geomorfologia costeira e oceanografia geológica. Atuou como pesquisador sênior na elaboração do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) para as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) dos territórios Lagamar, Pirambu e Moura Brasil, localizadas em Fortaleza - Ceará, a partir de convênio firmado entre a Secretaria das Cidades do estado do Ceará, Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e a Universidade Estadual do Ceará. Foi representante da UECE no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, unidade de conservação estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

MOURA, F. M. de; PAULA, D. P. de; VASCONCELOS, F. P.; MOURA, F. J. M. de. ABORDAGEM ESPACIAL MULTIVARIADA APLICADA AO ESTUDO DA VARIAÇÃO DE MÉDIO PRAZO DA LINHA DE COSTA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 01–17, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510170928. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70928. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos