ESTUDANTES-PESQUISADORES: O PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510070849Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Cariacica – ES, Rio Bubu, Trabalho de CampoResumo
O presente artigo objetivou discutir as potencialidades da utilização de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) de rios como ferramenta promotora de Educação Ambiental em uma escola pública localizada no município de Cariacica, Espírito Santo, Brasil, com estudantes do 3º ano do ensino médio durante aulas da disciplina de Geografia. Os procedimentos metodológicos envolveram uma breve revisão da literatura científica que aborda os tópicos discutidos e atividades realizadas antes, durante e após o trabalho empírico de aplicação do protocolo pelos alunos. O trabalho foi desenvolvido na sub-bacia hidrográfica do rio Bubu, localizado no mesmo município, onde o protocolo foi aplicado em três pontos diferentes. Os resultados indicam as vantagens do emprego do PAR no contexto de promoção de Educação Ambiental nas escolas, podendo ser adaptado a outros recortes espaciais, e os diferentes estados de conservação/degradação ambiental do rio estudado e avaliado pelos discentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vinícius Vieira Pontini, André Luiz Nascentes Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.