CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DE BACIAS DE DISSOLUÇÃO NO MACIÇO DA SERRA DA BAIXA VERDE PB/PE

Autores

  • Jeovanes Lisboa da Silva Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Jonas Otaviano Praça de Souza Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-1405-0944

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259970656

Palavras-chave:

Morfologia, Feições de dissolução, Ambiente subúmido

Resumo

O semiárido brasileiro dispõe de uma ampla diversidade de formas geológico-geomorfológicas distribuídas nos variados contextos litológicos e paisagísticos. Logo, considera-se relevante a realização de estudos que possam compreender os processos e formas dessas feições do relevo. O presente artigo tem como foco identificar a distribuição espacial de Bacias de Dissolução, cuja gênese está associada ao intemperismo químico atuante ao longo do tempo. O recorte espacial centra-se na Serra da Baixa Verde PB-PE, especificamente nas encostas e patamares com altitudes superiores a 700 m, sob um contexto geológico de sienitos, granodioritos, granitos etc. O primeiro passo para o desenvolvimento da pesquisa foi a identificação tanto por imagens de satélites quanto pelos trabalhos de campo. Na sequência foi realizado mapeamento e a caracterização morfológica com auxílio de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), bem como a classificação morfológica pautada em Gutiérrez (2005) e Silva, Correa e Amorim (2017). Os resultados apontaram que as Bacias de Dissolução apresentam diferentes formas e profundidades, variando de côncavas, circulares, ocelares, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeovanes Lisboa da Silva Filho, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Licenciado em Geografia pela Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns.

Jonas Otaviano Praça de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Bel. em geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Fluvial, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia do semiárido, biogeomorfologia, ambiente fluvial intermitente e efêmero, geomorfologia fluvial

Downloads

Publicado

04-06-2024

Como Citar

SILVA FILHO, J. L. da; SOUZA, J. O. P. de. CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DE BACIAS DE DISSOLUÇÃO NO MACIÇO DA SERRA DA BAIXA VERDE PB/PE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 99, p. 243–256, 2024. DOI: 10.14393/RCG259970656. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70656. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos