CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA PAISAGEM DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS LÍTICOS LASCADOS DA SERRA DA MESA NO MUNICÍPIO DE GURINHATÃ – MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259970469Palavras-chave:
Geografia, Arqueologia, Artefatos líticos, PaisagemResumo
O objetivo desta pesquisa foi mapear e identificar vestígios arqueológicos, por meio do uso de geoindicadores, na paisagem que contempla a área da Serra da Mesa, município de Gurinhatã, MG. Para tanto, foram utilizados conhecimentos da Ciência Geográfica, principalmente em ênfase geológica, geomorfológica, e dinâmica hidrográfica. Os procedimentos metodológicos foram: a) Revisão bibliográfica e elaboração de mapeamentos temáticos, b) Trabalho de campo e registro fotográfico da paisagem, na qual foram evidenciados artefatos encontrados em superfície. Os resultados obtidos caracterizaram a Serra da Mesa enquanto relevo tabular, e de litoestrutura caracterizada pela Formação Marília, sendo o Cerrado a principal vegetação predominante. Nos topos de morro foram registrados vários locais de incidência de artefatos líticos lascados produzidos por grupos indígenas. A observação in situ dos materiais arqueológicos líticos lascados, correlacionados com os aspectos físicos que compõem a paisagem geográfica, contribuíram para os estudos de padrão de assentamento de grupos humanos que habitaram a região no passado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claúdio Scarparo Silva, Leda Correia Pedro Miyazaki, Juliana Aparecida Rocha Luz Zago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.